Controle numerico progrmavel

1357 palavras 6 páginas
CNC

Introdução ao Comando “ G “
Com o surgimento do controle numérico foi necessário se desenvolver uma linguagem entendível pelos controles das máquinas e esta deveria ser padronizada para que minimizasse o efeito “Torre de Babel” tão comum em tecnologias emergentes, deste modo a EIA Standards, (Associação das industrias elétricas dos EUA) e posteriormente e mais em nível mundial a ISO (International Organization for Standardization). Adotaram algumas prerrogativas, uma delas a distinção entre código G (general ou preparatory) e código M (miscelaneous).

As funções G: fazem com que as máquinas CNC se comportem de uma forma especifica quando acionadas, ou seja, enquanto tal G estiver acionado o comportamento da máquina será de tal modo.
Ex.
G00X…Y…Z… è todo movimento será executado na velocidade máxima de cada eixo;
G02X…Y…Z… è Todo movimento será em interpolação circular no sentido horário.
E assim por diante, quer dizer que os códigos G irão interferir no comportamento da máquina.
Porém tendo em vista que a normalização é um tanto quanto difícil estas prerrogativas podem ser alteradas conforme as necessidades e boa vontade dos fabricantes de máquinas CNC e Controles.
Diferença entre G00 e G01
Curiosidade:
O código G01(interpolação linear) e G00(movimento rápido) para muita gente parece atuar de modo igual, porém, se existem os dois e com descrições diferentes com certeza é porque eles atuam diferentemente, às vezes um programador ou operador de máquina CNC tem o sentimento que a única diferença é o fato que em G00 a máquina movimenta-se na velocidade mais rápida possível e em G01 a mesma máquina movimenta-se em velocidade controlada. De certo modo isto é verdade, porém algumas outras diferenças sutis podem causar um movimento inesperado na máquina, pois o programador no CADCAM, vê um movimento rápido do mesmo modo que uma interpolação linear.
Tentarei abaixo passar a vocês estas diferenças e o que isso pode acarretar na máquina CNC.

Veja abaixo

Relacionados