Controle interno - questões

Páginas: 16 (3900 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
1. “Há uma característica comum a todos os órgãos empresariais que realizam o controle interno: estão voltados a fazer com que a organização atinja seus objetivos e garanta a sua continuidade, acompanhando e analisando a gestão dos recursos e dos riscos feita pelos gestores”. (Enriquez, E., A Organização em Análise, Editora Vozes, 2000). Outros autores disseram: “As crises são eventos ecircunstâncias dramáticas de risco, que podem fazer com que as operações de uma empresa entrem em colapso e podem fazer com que seja impossível dar continuidade às suas atividades. O controle preventivo das crises e dos riscos que podem levar a elas é uma natural extensão da tarefa do controle geral dos riscos de uma organização e uma das principais funções de sua governança” (“A primer for crisismanagement”, Melanie L Herman & Barbara B Oliver, Risk Management (revista), Jan/2002). Sobre a GM: “É inegável que a GM, a empresa mais representativa do setor automobilístico mundial está em profunda crise, da qual dificilmente poderá sair sem o auxílio das autoridades governamentais americanas” (The Economist, 15/01/09, print edition). “As crises empresariais são indicativas de fracassos degovernança corporativa e de controles internos” (Internal Control: a Review of Recent Developments, Internal Federation of Accountants, 2009)


Questões: (a) Após tantos colapsos empresariais recentes, alguns dos quais no próprio setor automobilístico, é importante questionar os controles internos: eles são eficazes? Eles efetivamente atingem seus propósitos de “garantir a continuidade empresarial”,fazendo, inclusive, o “controle preventivo dos riscos”? (b) Numa empresa normal, eles teriam condições de fazer tal função, ou, como muitos pensam, eles seriam apenas onerosos expedientes burocráticos “voltados à miuçalha dos processos do quarto escalão empresarial, sem qualquer serventia no que se refere às grandes estratégias, que é o que de fato influenciam os resultados”?




Questão a )Cumpre destacar inicialmente que toda empresa, ao ser constituída, visa à sua continuidade. Para que isto ocorra, faz-se necessária a criação de certos mecanismos de Controle Interno abrangendo toda a sua administração. É inegável a importância dos instrumentos de Controles Internos para a gestão empresarial, bem como suas principais características, tipos e ferramentas. Trata-se de umaferramenta fundamental para sobrevivência das empresas, que quando aplicada de maneira correta e ponderada pode detectar eventual ocorrência de irregularidade, ou, ao menos, minimizar o risco em diversos segmentos do ambiente empresarial. O Controle Interno aplicado e monitorado de forma contínua dentro da organização tem o efeito preventivo sobre os procedimentos por ela adotados. Talvez o pontomais relevante para uma boa gestão dos Controles Internos se refere a quais instrumentos de controle podem ser utilizados ou que sejam capazes de auxiliar favoravelmente a gestão empresarial. Possuir excelentes controles internos é um pré-requisito para diminuir a ocorrência de fatos indesejáveis na gestão empresarial, que após identificar os riscos associados ao negócio deve implantar ferramentacapaz de auxiliar os gestores na busca da eficiência nas operações. Ademais, objetiva-se com isso cumprir as determinações e o atendimento das expectativas da administração. Podemos detectar os Controles Internos em diversos níveis e setores das empresas tais como, no administrativo; operacional; fabricação; qualidade; etc. Portanto, a aplicação adequada e diária dos Controles Internos sobre cadauma dessas áreas é de suma importância para que se atinjam os resultados mais favoráveis evitando desperdícios e minimizando os riscos diversos atuando, assim, como um controle preventivo.



Questão b )



Entendemos que independente do porte e funcionamento de uma empresa, as atividades de Controles Internos são de fundamental importância para uma boa Gestão Empresarial. Além disso, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Controle interno
  • Controle interno
  • controle interno
  • Controle interno
  • Controle interno
  • Controle interno
  • Controle interno
  • Controle Interno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!