Controle interno: ferramenta de gestão

Páginas: 18 (4388 palavras) Publicado: 15 de maio de 2012
O CONTROLE INTERNO COMO FERRAMENTA DA GESTÃO EMPRESARIAL NUMA ECONOMIA GLOBALIZADA

Wilson Vieira Costa

RESUMO

O presente trabalho tem o objetivo de analisar a importância de um sistema de controle interno dentro de uma organização econômica, sobretudo quando ele é utilizado como ferramenta da gestão empresarial. Nesse sentido, é dada uma ênfase aos benefícios que se podem obter através dautilização de um eficiente sistema de controle interno, reconhecendo nele um diferencial competitivo entre as empresas num cenário de economia globalizada.
Pretende-se enfatizar ainda como a implementação do controle interno dentro do gerenciamento empresarial, pode ser importante na redução dos custos, bem como no controle patrimonial. Sendo assim, será dado um enfoque à gestão empresarial, a partirdo controle interno e o seu papel dentro de uma estrutura organizacional, podendo se constituir numa ferramenta essencial para o desenvolvimento econômico das entidades com finalidade lucrativa.

Palavras-chaves: Controle Interno, Gestão Empresarial.

ABSTRACT
The present work has the objective to inside analyze the importance of a system of internal control of a economic organization, over allwhen it is used as tool of the enterprise management. In this direction, an emphasis is given to the benefits that if can get through the use of an efficient system of internal control, recognizing in it a competitive differential enters the companies in a scene of globalizada economy.
It is intended to still emphasize as the implementation of the internal control inside of the enterprisemanagement, can be important in the reduction of the costs, as well as in the patrimonial control. Being thus, an approach will be given to the enterprise management, from the internal control and its paper inside of a organizacional structure, being able to consist in an essential tool for the economic development of the entities with lucrative purpose.
Word-keys: Internal Control, EnterpriseManagement.

1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho serão feitas referências sobre a utilização do controle interno como ferramenta da gestão empresarial, abordando questões referentes à sua importância para o desenvolvimento econômico das empresas. Dentro desta perspectiva, serão enfatizados aspectos ligados aos processos gerenciais, destacando, sobretudo o controle interno, e os resultados positivos que se podemalcançar através de sua utilização num cenário competitivo.
Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar a implementação do sistema de controle interno dentro da gestão empresarial moderna, abordando a sua importância como instrumento de otimização dos recursos físicos e financeiros, principalmente, no tocante ao controle patrimonial, podendo ser um fator diferenciador nasconquistas por novos mercados.
Sendo assim, será feita ainda uma avaliação da importância do controle interno para a redução de custos e despesas dentro de uma organização empresarial, bem como a sua contribuição para a ampliação do lucro, aumentando a competitividade da empresa, e sendo capaz de oferecer uma nova dinâmica aos processos gerenciais. Em contrapartida, serão expostas situações em que aadoção de um sistema de controle interno não seria recomendável por diversos fatores.
Serão abordados também os tipos mais utilizados de controle interno existentes nas organizações, bem como suas peculiaridades e seus objetivos. Além disso, serão analisados os princípios fundamentais que dever ser seguidos por medida de precaução e segurança, princípios que regem e norteiam qualquer tipo desistema de controle interno. Serão citadas também as principais funções do controller para a execução de um sistema de controle interno.
A consecução do referido trabalho, será conduzida através da pesquisa bibliográfica e consulta a sites, a qual tem como objetivo de buscar informações que permitam a investigação. Segundo Noronha e Ferreira (2000), para identificar e conhecer determinada área do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A utilização do controle interno como ferramenta de gestão
  • O controle interno como ferramenta de planejamento de gestão e cidadania
  • O controle interno como uma ferramenta de tomada de decisão.
  • ferramentas para controle e gestão de estoques
  • CONTROLE GERENCIAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO
  • O impacto do controle interno na gestão das empresas
  • A APLICABILIDADE DO CONTROLE INTERNO COMO UMA FERRAMENTA DE SUCESSO NAS EMPRESAS.
  • O ENFERMEIRO AUDITOR COMO FERRAMENTA PARA O FORTALECIMENTO DO CONTROLE INTERNO DO SUS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!