Controle estatístico do processo (cep)

Páginas: 25 (6104 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
RESUMO

O mundo atual está em constante transformação, e vivencia uma competitividade cada vez maior entre as empresas, a melhoria da qualidade dos produtos e conseqüente redução de custos contribuem para uma empresa ser mais competitiva. Na busca deste objetivo é necessário ter um processo de manufatura confiável e livre de variações, para isto utilizam-se ferramentas estatísticas, um dos maisconhecidos é o Controle Estatístico do Processo (CEP), este método permite o monitoramento de determinadas características, porém para a sua correta aplicação é necessário adotar algumas precauções. Identificar as causas de variação do processo é um dos primeiros pontos do estudo e para isso aplicam-se outras ferramentas da Qualidade, tais como o Diagrama de Causa e Efeito, instrumento de análisemuito conhecido, mas pouco utilizado na empresa escolhida como objeto de estudo de caso. Este fato impulsionou o interesse em se desenvolver uma metodologia simples, porém eficaz para a resolução de problemas de estabilidade de processo. Outras ferramentas da Qualidade, como o Histograma, o Box-Plot e o Diagrama de Dispersão são de grande valia na resolução de problemas. A interação entre asferramentas da Qualidade mencionadas contribuiu muito para se obter um estudo de CEP confiável, pois não basta apenas coletar dados e dispô-los em uma planilha, também é necessário conhecer os conceitos da aplicação do CEP e todas as ferramentas que se dispõe para se obter um processo estável.

Palavras chaves: Estabilidade do processo, Ferramentas da Qualidade, competitividade.


1-INTRODUÇÃOJustificativa

A abordagem deste tema se faz necessária para que se possa obter um processo de usinagem confiável e que garanta uma boa qualidade do produto. A análise e melhoria de processo podem ser consideradas como ponto fundamental e muito importante para os dias atuais, a insistente busca pela redução de custos e por uma maior competitividade, hindus as empresas à buscarem os maisdiversos métodos ou instrumentos para atingir seus objetivos. A estabilidade de um processo produtivo influencia diretamente na qualidade dos produtos, que por sua vez afetam significativamente os custos de produção. Ter um processo estável significa menor freqüência de inspeção, menor interferência do operador no processo produtivo, a produtividade é maior, há ganho de tempo, todos estes aspectossinalizam para ganhos que a empresa pode ter. As mudanças no mundo atual ocorrem a uma velocidade cada vez maior, a capacidade que as empresas devem ter para se atualizarem e buscarem alternativas para a resolução de problemas em um mercado cada dia mais feroz tornou-se algo indispensável, qualquer ganho de produtividade pode significar um imenso retorno.
Pelos mais diversos motivos, ter umprocesso de manufatura estável é fundamental, porém para se conseguir isto existem diversas barreiras a serem superadas, uma delas é encontrar as causas da variação de processo. Tarefa complicada, pois geralmente a resolução de problemas é feita de maneira desorganizada e sem qualquer estrutura de apoio. A adoção de uma metodologia para a resolução de problemas ou instabilidade de processo é importantepor este e outros motivos.
As pessoas, com freqüência tentam reduzir os defeitos de produção pelo rastreamento à causa do defeito, à primeira vista parece ser eficiente, mas na maioria dos casos, as causas detectadas por esta abordagem não são verdadeiras, caso sejam tomadas ações contra defeitos com base no conhecimento daquelas falsas causas, a tentativa pode ser mal sucedida e os esforçosdesperdiçados. A análise deve ser cuidadosa, a observação é uma ferramenta muito importante.
Existem diversas formas de se diagnosticar um problema, um dos mais utilizados é o método intuitivo, porque pode ser realizado com muita rapidez. A capacidade intuitiva do homem deve ser respeitada e reconhecida, em diversas ocasiões, as idéias provenientes do conhecimento humano leva a resultados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CEP
  • Cep
  • CEP
  • Controle estatístico de processo
  • Cep
  • Cep controle estatístico de processo
  • CEP-Controle Estatístico do Processo
  • Cep ( controle estatístico de processo)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!