Controle estatístico da qualidade

Páginas: 8 (1986 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2012
ULBRA – UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL











TRATAMENTO DE DADOS


CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE



Renato Luiz de Souza Júnior








Canoas, setembro de 2012.
Histórico

O conceito de controle estatístico de qualidade foi introduzido na década de 1920 por Shewhart, que na época era o responsável pela inspeção de componentes para centrais telefônicasproduzidas pela empresa americana BellTelephone.
Desde aquela época e até o início da 2ª Guerra Mundial, menos de 20 empresas americanas haviam adotado a idéia de Shewhart. Foi o Japão o primeiro país a adotar, em larga escala, os conceitos próprios do controle estatístico. Em pesquisa realizada em 1977, Saniga e Shirland verificaram que cerca de 70% das empresas americanas empregavam métodos decontrole estatístico e ainda assim, utilizando apenas as técnicas mais simples, como a "amostragem simples" e o "gráfico da média". Segundo pesquisa não oficial, realizada em 1990, cerca de 80% das empresas brasileiras não utilizavam a informática e 54% das empresas entrevistadas desconheciam totalmente o assunto.
Os gráficos de controle surgiram a partir da necessidade de encontrar métodos maisrigorosos de controle da qualidade que pudessem gerar mais confiança nos produtos e serviços. Sendo assim, em 1924,buscando técnicas que pudessem monitorar o processo, Walter Andrew Shewhart desenvolveu o primeiro gráfico de controle.

Uso do controle estatístico na qualidade

Controle Estatístico de Qualidade é utilizado com o objetivo de avaliar a precisão e a exatidão com que estão sendorealizadas as diversas técnicas analíticas, de modo a garantir a confiabilidade dos dados experimentais, sob pena de ocorrerem falsas interpretações que consequentemente conduzem a decisões errôneas. Isso pode ocorrer em um Laboratório Industrial, mas também em qualquer outro laboratório, como por exemplo, um Laboratório de Análises Clínicas. Nesse caso particular, dá-se o nome de Controle deQualidade Analítica.
Controle Estatístico de Qualidade, numa indústria que realiza oControle de Processo, tem um caráter mais de confirmação. Sua maior importância, portanto, decorre da utilização por parte do comprador do produto, com a finalidade dupla de garantir a preocupação do fornecedor em fabricar algo com boa qualidade e evitar eventuais problemas em seu próprio processamento em função decaracterísticas indesejáveis no produto em questão.

http://pt.scribd.com/doc/88038864/11/Figura-1-Etapas-de-Implantacao-do-CEP
http://www.bessegato.com.br/UFMG/qualidade_82.htm
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAASTYAK/controle-estatistico-qualidade

Princípios básicos

O Controle Estatístico da Qualidade se faz através de uma das ferramentas da Qualidade que chamamos de CEP – ControleEstatístico do Processo e de algumas outras ferramentas como folhas de verificação, gráficos de controle e histogramas.
O controle estatístico é exercido com várias finalidades.Inicialmente há necessidade de ser mais bem entendido o significado da palavra "controle". O controle pode ser definido como uma atividade caracterizada pelo ajuntamento de certa quantidade de informações com o objetivo decompreender um determinado fenômeno. A interpretação dessas informações à luz da Estatística denomina-se controle estatístico, e pode levar à decisão de se exercer influência sobre o fenômeno, visando alterações em seu comportamento. Ao conjunto de ações que alteram um fenômeno, dá-se o nome de controle operacional.
Universo - São todos os indivíduos de uma população1 , entendendo-se por indivíduo umitem de produção ou uma grandeza desse item; e por população todas as peças de um dado lote ou da produção anual, por exemplo.
Amostra - É uma pequena porção do universo, tomada a partir de critérios pré-estabelecidos, na esperança de ser representativa daquele.
Média - É a média aritmética dos diversos valores de uma amostra.
Amplitude - É a diferença entre o maior e o menor valor atribuído...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • controle estatístico da qualidade
  • CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE
  • Controle estatístico da qualidade
  • Sobre o controle estatístico da qualidade
  • Uso do controle estatistico na qualidade
  • Controle estatístico na qualidade
  • CONTROLE ESTATISTICO DA QUALIDADE
  • Trabalho Controle Estatistico De Qualidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!