Controle Do Mecanismo Lgico Da Dismenorr Ia Atrav S Da Fisioterapia

1212 palavras 5 páginas
Controle do mecanismo álgico da dismenorréia através da fisioterapia

Introdução
No antigo testamento da bíblia a mulher menstruada era isolada por sete dias e qualquer um que a tocasse seria considerado imundo. Com a influência da crença e tradições sócio- econômicas levou a menstruação a ser um quadro negativo (CARDOSO e LEME,2003).
A palavra dismenorréia é derivada do grego e significa menstruação difícil ou desconfortável ; a dor uterina é o centro de vários sintomas como palidez, sudorese, cefaléia, náuseas , vômitos, aumento do número de evacuações, dor lombar e nos membros inferiores (BARACAT e cols, 1995).
De acordo com o Instituto Paulista de Pesquisa de Mercado,1981, 65% das brasileiras entre 18 a 40 anos sofrem de cólicas menstruais. Cerca de 600 milhões de horas/ano de trabalho serão perdidas no Estados Unidos se não for realizado um tratamento eficaz pois as mulheres constituem pelo menos 42% da força de trabalho. Com o cálculo de horas perdidas somam , alguns bilhões de dólares (CARDOSO e LEME,2003).
Apesar de ter sido estudada à mais de 100 anos , somente nos últimos 25 anos que aumentaram as pesquisas e estudos a respeito da cólica menstrual e de sua etiofisiopatologia (CARDOSO e LEME,2003).
Segundo Baracat e cols (1995), o controle da dismenorréia primária é muitas vezes difícil , e pode ser constituído como uma síndrome.
Fica difícil de se estabelecer a incidência desta síndrome pois os sintomas são muitas vezes confundidos pelas pacientes (BARACAT e cols, 1995).
As formas fisioterapêuticas que amenizem a dor da mulher dismenorréica é escassa. Portanto o objetivo deste trabalho é averiguar se a cinesioterapia pode ser uma alternativa terapêutica para a dismenorréia (CARDOSO e LEME,2003).

Etiopatogênia e Quadro Clínico

O crescimento da produção de prostaglandinas (principalmente a PGF2 alfa) , esta relacionada a causa da dismenorréia primária, que atinge um pico nos primeiros dois dias da menstruação. As mulheres com dismenorréia

Relacionados