Controle do crescimento microbiano

Páginas: 6 (1324 palavras) Publicado: 16 de agosto de 2014

Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Disciplina: Introdução a Bioengenharia
Professor (a): Eloane Malvessi
Aluno (a): Lídia Kunz Lazzari

Lista de exercícios 02 - Controle do crescimento microbiano


1- Descreva sobre a importância do controle do crescimento microbiano nas diversas áreas comerciais (alimentos, saúde, etc.).

Segundo BLACK¹, considerando-se que as célulasindividuais crescem apenas para se dividir em dois novos indivíduos, o crescimento microbiano é definido não em termos de tamanho celular, mas como o aumento do número de células, que ocorre por divisão celular.
Como as células microbianas crescem de forma exponencial, a cada célula-mãe é gerada duas células-filhas que por sua vez geram mais duas células cada, as principais razões para se desenvolver ocontrole de microrganismos são: prevenir a transmissão de doença e infecção; prevenir a contaminação ou crescimento de microrganismos nocivos; e prevenir a deterioração e dano de materiais por microrganismos.


2- Os microrganismos podem ter seu crescimento controlado pela ação de agentes químicos e físicos que os eliminam totalmente (sufixo “cida”) ou ainda inibem e/ou impedem o seucrescimento (sufixo “stático”). Estes agentes são usados com o intuito de manter a população microbiana em níveis aceitáveis. Neste contexto, faça uma breve descrição dos termos abaixo listados:

a) Desinfecção:

É um processo que destrói os microrganismos, sendo eles patogênicos ou não, com exceção dos esporos bacterianos, por meios físicos ou químicos, de forma que eles não apresentem riscos decausar doenças ou deterioramento de alimentos. É caracterizada por três níveis de desinfecção: alto nível onde destrói todos os microrganismos com exceção do alto número de esporos (indicado para áreas hospitalares); médio nível que elimina bactérias vegetativas, a maioria dos vírus, fungos e microbactérias (indicado para UBS, creche, asilos) e baixo nível que elimina a maioria das bactérias, algunsvírus e fungos, mas não elimina microbactérias (indicada para á área da nutrição).


b) Sanitização:

É um procedimento de redução, através de agentes físicos ou químicos, do número de microrganismos aderidos às instalações, maquinários e utensílios a quantidades toleráveis que não resultem em contaminação do alimento ou medicamento a ponto de propiciar a deterioração ou danos á saúde doconsumidor.

c) Esterilização:

A esterilização é a total eliminação da vida microbiológica de um material ou objeto. Não existem níveis de esterilidade- esterilidade significa que não existem organismos vivos no interior ou superfície de um material (BLACK¹, 2002). Para o material ser esterilizado é necessário que seja submetido ao calor durante um determinado tempo, destruindo todasas bactérias, seus esporos, vírus e fungos. Existem várias técnicas de esterilização, como a flambagem que é muito utilizada pela sua praticidade mas não tão eficiente quanto outros processos, o calor seco, calor úmido, autoclave, radiação entre outro.

d) Antissepsia:

São medidas que eliminam os efeitos tóxicos da presença de microrganismos no corpo durante uma infecção, ou também previne a proliferaçãode microrganismos em tecidos vivos com o uso de substância químicas, os antissépticos usados como bactericidas ou bacteriostáticos.


3- Diferentes métodos físicos ou químicos, ou até mesmo associados, podem ser empregados para controlar populações microbianas indesejáveis. Descreva sucintamente sobre 2 métodos químicos e sobre outros 2 métodos físicos de aplicação como agentes antimicrobianos.Métodos físicos:
a) Temperatura: O calor é um dos mais importantes métodos para o controle do crescimento para eliminar os microrganismos. Acima da temperatura ideal de crescimento o calor vai promover a desnaturação de proteínas estruturais e enzimas, levando a perda da integridade celular à morte. Pode ser aplicado tanto em condições úmidas ou secas. A incineração é utilizada em casos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crescimento E Controle Microbiano
  • Controle do crescimento microbiano
  • RESUMO crescimento e controle do crescimento microbiano
  • Relatório controle do crescimento microbiano
  • Controle do crescimento microbiano
  • Controle e crescimento Microbiano
  • Métodos de quantificação e controle do crescimento microbiano
  • Aula 8 Controle de Crescimento Microbiano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!