CONTROLE DO CRESCIMENTO DE MICRORGANISMOS POR AGENTES FÍSICOS E QUÍMICOS

3093 palavras 13 páginas
CONTROLE DO CRESCIMENTO DE MICRORGANISMOS POR AGENTES FÍSICOS E QUÍMICOS

Introdução:

O manuseio efetivo dos microrganismos nos laboratórios, no lar, nos hospitais e nas indústrias depende essencialmente dos conhecimentos de como controlar os microrganismos em seu meio.
Vários agentes físicos e químicos podem ser utilizados para manter os microrganismos em níveis aceitáveis.
Os agentes físicos e os processos tais como o aquecimento, as baixas temperaturas, a radiação, a filtração e a dessecação podem controlar o número de microrganismos. O método de escolha depende não somente da natureza do agente, mas também do tipo de material que contém os microrganismos que está sendo tratado. Por exemplo, faz diferença se os microrganismos estão presentes em meios de cultura, em produtos farmacêuticos, na superfície de instrumentos cirúrgicos, na sala cirúrgica de um hospital ou em alimentos de consumo humano.
Estes agentes físicos, assim como os agentes químicos, são bastante utilizados na indústria, nos cuidados com a saúde e no lar. Embora os conceitos de fisiologia microbiana sejam relativamente novos, os alimentos têm sido preservados por meio de secagem e salinização há centenas de anos. Estas técnicas de preservação, juntamente com o cozimento dos alimentos, são alguns dos métodos mais antigos de controle microbiano empregado até hoje. Os microbiologistas e os manipuladores de alimentos podem escolher uma técnica de controle que melhor se adapte a uma situação particular, conforme os princípios da fisiologia microbiana obtidos da pesquisa científica moderna.
No século XVIII, os cientistas descobriram que havia pequenos ‘animais’ capazes de deteriorar alimentos e crescer em ambiente natural. Durante as controvérsias sobre a teoria da geração espontânea, foi constatado que a fervura poderia matar muitas dessas criaturas, embora bactérias esporuladas pudessem sobreviver devido à sua extraordinária resistência ao calor. Descobriu-se também que os microrganismos

Relacionados

  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas