Controle de Turbina

Páginas: 8 (1908 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015




INSTRUMENTAÇÃO

Controle de Turbina

Professor Vincenzo

Turma EE9P15



Danilo Braga A81ICD-3
Helena Cristina dos Santos B1414E-9
Jean Carlos Ignácio A790FE-4
Marcelo Cabral T704HB-2
Robson Roberto Quinaglia B5505E-3







1. Resumo
Este trabalho consiste no projeto de instrumentação e controle de turbo-gerador. Onde são abordados os tipos de instrumentos e controles a ser utilizado noprocesso de geração de energia elétrica. O controle é feito por relés inteligentes, que ao interagir com os instrumentos de campo tomam a melhor decisão quanto ao desempenho da maquina. Os instrumentos monitora as variáveis do processo e envia os dados para os relés através de redes. Todo o processo de geração é controlado e monitorado por operadores através de supervisório.















Sumário1. Resumo 2
2. Introdução 3
3. Relé de proteção 4
4. Relé de controle 5
5. Temperatura 5
6. Sensor de temperatura 6
7. Vazão 6
8. Vibração 9
9. Pressão 10
10. Velocidade 11
11. Monitoramento em supervisório 12
12. Conclusão 13
13. Bibliografia utilizada 14













2. Introdução
Turbo-geradores são maquinas rotativas que trabalha em geração de energia elétrica. A turbina recebe o vapor decaldeiras, que a impulsiona a girar e transformar toda energia contida no vapor em energia mecânica. Por outro lado o gerador é acionado pela turbina em alta rotação, que rotacional seu eixo transformando energia mecânica em energia elétrica.
O controle é feito por relés inteligentes instalados em painéis, que recebe todas as variáveis do processo, dos instrumentos instalados nas maquinas. Essasvariáveis são temperatura, pressão, vazão, nível, vibração, etc.
Nessas maquinas existe dois tipos de relés. O relé de proteção, que é usado para fazer a proteção da máquina, contra disparo, vibração, temperatura e problemas elétricos. O relé de controle, que é usado para controlar as válvulas e gerador através dos sinais obtidos dos instrumentos instalados no campo.












3. Relé de proteção
Orelé de proteção é um instrumento inteligente que tem a capacidade de receber todas as variáveis e tomar a decisão de desarmar a maquina.










4. Relé de controle
Relé de controle é um instrumento inteligente que tem a finalidade de controlar a maquina. Recebe as variavas do processo e define qual a melhor forma de trabalhar com melhor rendimento.










5. Temperatura
Otransmissor de temperatura instalado no campo manda o sinal para os relés através de redes inteligentes (Modbus, Fieldbus, Profbus).
Esse transmissor converte o sinal do sensor de temperatura para um sinal que pode propagar em redes de comunicação.







6. Sensor de temperatura
Termopar
Os termopares são os sensores de temperatura mais comumente usados porque eles são relativamente baratos, além de seremsensores precisos que podem operar sobre uma larga faixa de temperatura. Um termopar é criado quando dois metais diferentes se tocam e o ponto de contato produz uma pequena tensão de circuito aberto como uma função da temperatura. Você pode usar esta tensão termoelétrica, conhecida como tensão de Seebeck, para calcular a temperatura.
Para pequenas mudanças na temperatura, a tensão áaproximadamente linear. Você pode escolher diferentes tipos de termopar designado por letras maiúsculas que indicam suas composições de acordo com as convenções do American National Standards Institute (ANSI). Os tipos mais comuns de termopar incluem B, E, K, N, R, S, e T.

RTD
Um RTD de platina é um dispositivo feito de bobinas ou filmes de metal (normalmente platina). Quando aquecida, a resistência do metalaumenta; quando resfriado, a resistência diminui. Passar corrente através de um RTD gera uma tensão sobre o RTD. Medindo esta tensão, você pode determinar sua resistência e, então, sua temperatura. A relação entre resistência e temperatura é relativamente linear. Tipicamente, os RTDs têm uma resistência de 100 Ω a 0 °C e podem medir temperaturas até 850 °C. Um RTD muito conhecido é o PT 100.
7....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SIMULAÇÃO DE TURBINA EÓLICA COM CONTROLE DE POTÊNCIA FORNECIDA À CARGA
  • INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE: INTERPRETAÇÃO DO DIAGRAMA DE UMA TURBINA A VAPOR GERADORA DE ENERGIA
  • Turbinas
  • turbinas
  • Turbinas
  • Turbinas
  • Turbinas
  • Turbinas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!