Controle de pragas urbanas

Páginas: 39 (9678 palavras) Publicado: 10 de fevereiro de 2014
Universidade Federal do Piauí
Centro de Ciências Agrárias
Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária
Higiene Veterinária e Saúde Pública





Controle de Pragas












Teresina, PI, agosto de 2013
Introdução

As modificações ambientais decorrentes do processo de urbanização, ao longo da história, geraram condições facilitadoras para a aproximação das populaçõeshumana com a de outros animais, algumas não desejáveis, originando o fenômeno da sinantropia. O animal sinantrópico se adapta à vivência com a espécie humana, independentemente da vontade desta, diferindo dos animais domésticos justamente por isso, pois são animais não desejados, que não recebem cuidados do homem.
As pragas provocam danos ao homem desde tempos remotos, não só pelo risco à saúdeque representam através de doenças transmitidas, mas também pelos estragos que causam, na estocagem dos alimentos, nas contaminações de embalagens, produtos e ambientes.
Neste processo de implantação e crescimento das cidades, em maior ou menor grau, o homem interviu e se apropriou dos espaços naturais, alterando-os em prejuízo de espécies que neles viviam de maneira equilibrada.
Dessa forma,surgiu um ambiente artificializado e em desequilíbrio (ambiente antrópico) no qual algumas espécies animais passam a depender estritamente do homem para, de acordo com a organização do espaço urbano e de suas características socioambientais, ter plenas condições de desenvolvimento.
Nos grandes conglomerados urbanos, principalmente em países em desenvolvimento, essas características se traduzem nosproblemas crescentes que decorrem da falta do planejamento urbano, da ausência de políticas adequadas de ocupação do solo, da inexistência de políticas realmente eficazes de tratamento e destinação de lixo, entre tantos outros.
Este quadro fortalece o elo comensal entre algumas espécies de pragas com o homem no meio urbano permitindo que estas recebam do próprio homem os elementos indispensáveis àsua preservação: água, abrigo e alimento.
Essa convivência acaba gerando prejuízos à sociedade humana.

Como deve ser feito o controle de pragas?

Através de um conceito novo: o “Controle Integrado de Pragas”, caracterizado como sendo um sistema que incorpora ações preventivas e corretivas sobre o ambiente urbano, ações estas destinadas a impedir que os vetores e as pragas urbanas possamgerar problemas significativos. O Controle Integrado de Pragas visa minimizar o uso abusivo e indiscriminado de praguicidas. É uma seleção de métodos de controle e o desenvolvimento de critérios que garantam resultados favoráveis sob o ponto de vista higiênico, ecológico e econômico. Para se fazer isso, os hábitos e ciclos de vida de muitas pragas devem ser entendidos e as medidas apropriadas pararesolver estes problemas devem ser implementadas.
O Manejo Integrado de Pragas é uma filosofia muito utilizada no controle de pragas agrícolas e pode também ser utilizada com sucesso em áreas urbanas. Esta filosofia consiste nos seguintes passos:
a) Identificar a espécie
A correta identificação da espécie possibilita o acesso ao acervo de informações técnicas e científicas sobre ela.
b)Compreender a biologia e o comportamento da praga
Após a identificação, pode-se analisar os aspectos biológicos e comportamentais da praga, buscando-se informações sobre o alimento, necessidades térmicas, umidade, habitat, e aspectos da reprodução.
c) Determinar o nível de infestação para adoção dos métodos adequados de controle
Analisar e determinar quais as condições locais que propiciam odesenvolvimento e a manutenção da infestação.
d) Conhecer e avaliar adequadamente o uso das medidas de controle (riscos, benefícios, eficácia)
Utilizar os métodos de controle químicos e biológicos disponíveis (produtos devidamente registrados) e sua aplicabilidade na situação em questão. Considerar medidas como: remoção mecânica (aspiração), armadilhas, iscas, defensivos, controle biológico e outras....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Controle integrado de vetores e pragas urbanas
  • Controle Integrado De Vetores E Pragas Urbanas
  • Pragas Urbanas
  • Pragas Urbanas
  • Pragas urbanas
  • Pragas Urbanas
  • Pragas urbanas
  • Pragas urbanas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!