Controle de informações de rastreabilidade bovina

Páginas: 13 (3227 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2012
Controle de informações de Rastreabilidade Bovina

Elisângela Martins de Castro Lucélia Rodrigues da Silva Paula Regina Prolo Massola

Orientador: Rafael Scarselli

Ribeirão Cascalheira – MT 2011 Elisângela Martins de Castro

Lucélia Rodrigues da Silva Paula Regina Prolo Massola

Controle de informações de Rastreabilidade Bovina

Projeto de Conclusão de Curso a ser apresentado noSeminário Técnico Profissional de Desenvolvimento de Sis

Ribeirão Cascalheira – MT 2011

1. Introdução

Desde 2002 o Brasil com intuito de não perder o mercado europeu implantou o sistema de rastreabilidade, o SISBOV (Sistema Brasileira de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina) criada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através da normativa nº01 de 09 de janeiro de 2002. A cadeia possuía muitas falhas nos termos do controle da exportação, financeiro, econômicos e de competitividade, e a rastreabilidade veio para corrigir essas falhas e manter o país fora das ocorrências de crises sanitárias como a febre aftosa, doença da Vaca Louca e contaminações por dioxina. Juntamente com a rastreabilidade aplicou- se a certificação que é um conjuntode procedimentos executados pela entidade certificadora credenciada, demonstrando que os processos de produção e identificação de bovinos e bubalinos foram avaliados e estão em conformidade com a regulamentação. Ela possui 3 tarefas básicas, que são: 1. Caracterizar as propriedades a serem cadastradas; 2. Seleção e identificação dos animais; 3. Inserção dos dados da propriedade e dos animais noSistema Nacional de Dados (SND). A identificação será feita através de código que especifica o país de origem, unidade de federação, numero do animal e código verificador. Existem várias maneiras de aplicar esta identificação, através de brincos do SISBOV unido com Boton, tatuagem com numero de manejo, dispositivo eletrônico, marcação a ferro e outros. Rastreabilidade indica a possibilidade deseguir os passos de alguma coisa, no caso, o histórico do animal desde o nascimento ou aquisição até o momento do seu consumo ou de uma de suas partes. É o meio de monitorar os animais eletronicamente, identificando o animal, sua origem e seu destino para garantir a qualidade do produto e prevenindo doenças e contaminações. Segundo Dyer (1966) quando citado por Juranet al. (1970 p.280) este conceitorepresenta a capacidade de traçar o caminho da história, aplicação, uso e localização de uma mercadoria individual ou de um conjunto de características de mercadorias, através da impressão de números de identificação. Ainda, de acordo com Silva (2002) é definida como sendo a correspondência única entre uma referencia e um produto, identificado por lote ou individualmente. Na teoria a implantação deum programa de rastreabilidade é simples. Tudo é baseado na atribuição de identificação único, de padrão internacional, para cada animal. O animal é registrado em um banco de dados, no qual

deverão ser armazenadas todas as informações relevantes à segurança alimentar que ocorrem durante sua vida até o abate dentro do frigorífico e daí até sua entrega ao consumidor. O rastreamento exige trêsdados básicos, que são:
• • •

Identificação do animal à ser rastreado, A origem do animal, O destino do animal.

O rastreamento aliou- se a tecnologia da informação permitindo a agilidade em toda cadeia produtiva alimentar e de manejo. Possibilitando ao produtor acompanhar sua produção em tempo hábil, armazenamento e expedição.

2. Justificativa

O projeto do sistema visa gerenciar omaior banco de dados de rastreabilidade, respeitando as normas impostas pelo país, garantindo a sustentabilidade e uma ferramenta completa de gestão administrativa, de planejamento, financeira, de gerenciamento e visão abrangente do negócio rural.

Tabela. Evolução da Exportação do mercado bovino Brasileiro.

FRANCO (1999) relata que, embora o Brasil não possua ainda um sistema nacional...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rastreabilidade Bovina
  • A Rastreabilidade Na Cadeia Carne Bovina 1
  • Sistema de rastreabilidade bovina utilizada no brasil
  • Controle de Qualidade em Carne Bovina
  • Utilização de própolis no controle da mastite bovina
  • Controle de estoque
  • Controle de Sistema de Informações Atividade 3
  • Sistemas de informacoes gerenciais para controle de estoque

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!