controle de infecção

Páginas: 8 (1870 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
AVM Faculdade Integrada
Controle de Infecção Hospitalar
Carin Susin do Amaral






CONTROLE DE INFECÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE















Antônio Prado
2013
AVM Faculdade Integrada
Controle de Infecção Hospitalar
Carin Susin do Amaral








CONTROLE DE INFECÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE



Trabalho de conclusão do curso apresentado à AVMFaculdade Integrada para conclusão do curso de Pós Graduação em Controle de Infecção.
Gizele Pereira Mota.






Antônio Prado
2013
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..................................................................................................4
OBJETIVO.........................................................................................................6
OBJETIVOS ESPECIFICOS............................................................................6
METODOLOGIA.................................................................................................7
4. CONTROLE DE INFECÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE.....................8
4.1 COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO E AS INFECÇÕESHOSPITALARES.................................................................................................9
CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................................................................10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS................................................................11





















INTRODUÇÃO

Compete à comissão de Controle de Infecção das instituições de saúde, elaborar um plano de controle das infecçõeshospitalares, contendo ações de reduzem ao máximo a incidência e a gravidade das infecções hospitalares.
O enfermeiro possui um importante papel na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, pois é ele quem coordena, planeja, implementa, organiza, participa, qualifica sua equipe e faz a promoção de saúde dos trabalhadores de saúde.
O programa de controle de infecção nas instituições de saúde tem seustrabalhos efetivamentes reconhecidos? Os profissionais de saúde se comprometem em realizar as atividades do programa?
O programa de controle de infeção nas instituições oferece atividades aos profissionais para atualização do conhecimento, para que com isso possam trabalhar com suas equipes, pois a enfermagem é a equipe que está mais perto dos pacientes podendo identificar mais rapidamente asInfecções hospitalares.
Por desconhecimento de alguns profissionais as ações dos programas de infecções hospitalares passam despercebidos, podendo haver uma perda de informação no momento mais critico onde o paciente necessita de acompanhamento da equipe de enfermagem e médica.
O controle de infecção hospitalar se dá através de várias maneiras. Segundo Lopez e La Cruz (2002) a lavagem das mãos,uma boa assepsia, a utilização de anti-sépticos, o bom manuseio do material esterilizado e são maneiras de se evitar uma possível infecção hospitalar.
Nas instituições de saúdes a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar é essencial, a participação e atuação do enfermeiro nesse campo é indispensável, também temos que compreender que o controle de infecção não compreende somente a enfermagemmas sim todos que trabalham na instituição, desde o administrativo até a higienização.
A enfermagem porém está mais próxima ao paciente então é indispensável que o enfermeiro faça capacitações a sua equipe para que possam prestar um cuidado ao paciente livre de infecções.

A justificativa para este trabalho compreende em saber a real importância do controle de infecção nas instituições desaúde, entender o papel dos profissionais envolvidos nesse trabalho, ver a importância que isto traz para instituição mas principalmente para saber os benefícios que traz aos paciente.
















2. Objetivo Geral:

Identificar a importância do controle de infecção nas instiuições de saúde e o real papel dos profissionais que nele se inserem.


2.1 Objetivos específicos:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Controle de infecção
  • Prevenção e controle de Infecção Hospitalar
  • controle e prevenção de infecção
  • Farmacia e o controle da infecção hospitalar
  • Controle de Infecção Hospitalar
  • Controle de infecção hospitalar
  • controle de infecçao hospitalar
  • Controle de infecção hospitalar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!