Controle de estoques

Páginas: 5 (1118 palavras) Publicado: 17 de abril de 2013
Controle de Estoques


Na administração de materiais, os estoques também merecem atenção especial dos administradores, pois impactam diretamente no resultado final das empresas e quando é corretamente controlado, pode reduzir os custos e consequentemente tornar as empresas mais competitivas.
Os estoques melhoram o serviço; servem de proteção contra a alteração dos preços; em relação àsincertezas da demanda; no tempo de entrega e contra contingências; além de serem reguladores dos fluxos de negócios.
Segundo Pozo (2007), o controle do nível de estoques é uma das principais funções da administração de materiais, e todas as organizações devem preocupar-se com o controle de estoques, pois reflete no seu resultado final.
Para Martins, Alt (2006), os estoques atuam como elementosreguladores; tanto no fluxo de produção ou no fluxo de vendas: sendo um recurso produtivo.
Conforme Trigueiro (2001), quando os estoques são insuficientes os seguintes custos estão associados: perda em descontos; despesas com paralisação na produção; despesas com emissões extras de autorização de fornecimento; perda da margem de contribuição dos produtos não vendidos,; perdas associadas a nãoprodução em lotes econômicos e associadas à insatisfação dos clientes. E por outro lado, quando os estoques estão muito elevados também acarretam os seguintes custos: perdas por obsolência de certos itens.; perda na taxa de retorno do capital; despesas associadas com o aumento do volume de transporte e manuseio; despesas referentes à ocupação do espaço em excesso; despesas excessivas com pessoal e comseguro.
Parece que o maior desafio então, é manter um estoque equilibrado, de acordo com as necessidades de cada empresa, por isso é adequado considerarmos os sistemas de controle de estoques que podem fornecer, com um certo grau de precisão, os volumes a serem comprados para um período determinado.

Dentre os instrumentos de controle podemos citar: A Análise ABC, que de acordo com Martins,Alt (2006)- consiste na verificação, em um determinado período do consumo em valor monetário ou da quantidade dos itens de estoque , para que eles possam ser classificados em ordem decrescente de importância: itens “A”- mais significativos; itens “B” Intermediários e itens “C” menos importantes. Sendo que a desvantagem é que uma análise exclusiva da relação, pode levar a distorções para a empresa,visto que considera a importância de um item em relação ao sistema como um todo.
Onde Dias (2010), nos apresenta os seguintes instrumentos de controle: sistemas duas gavetas; dos máximos mínimos; das revisões periódicas e MRP e MRP II.
No sistema de duas gavetas, que parece adequado somente para empresas pequenas, o estoque é armazenado em duas caixas ou gavetas, sendo que a caixa “A”, temquantidade suficiente para atender o consumo durante o tempo de reposição, incluindo o estoque de segurança. Dessa forma a caixa “B”, contém o consumo equivalente ao planejado para o período. Quando a caixa “B” fica vazia, será providenciado a reposição do material e o pedido será atendido pelo estoque da caixa “A”. Sendo que a principal vantagem desse método é a redução do processo burocrático para areposição de materiais.

Nos sistemas dos máximos mínimos- também chamados de sistemas de quantidades fixas, consistem em determinar os consumos previstos para os itens desejados; fixação do período de consumo previsto; cálculo do ponto de pedido em função do tempo de reposição do item pelo fornecedor, cálculo dos estoques mínimos e máximos e do lote de compras. Como principal vantagem, podemoscitar a automatização do processo de reposição, estimulando o uso do Lote Econômico.
Quanto aos sistemas de revisões periódicas, o material é reposto de forma periódica em ciclos de tempos iguais, onde a quantidade pedida será a quantidade da demanda do próximo período, sento também considerado um estoque mínimo ou de segurança. A maior dificuldade desse sistema é determinar o período entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Controle de estoque
  • Controle de estoque
  • Controle De Estoque
  • controle de estoque
  • Controle de estoque
  • Controle de estoque
  • CONTROLE DE ESTOQUE
  • Controle de estoque

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!