Controle de estoque com a utilização do sistema kanban

Páginas: 79 (19730 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2011
Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Logística pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção do Departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio.

2

Resumo Esta dissertação apresenta o estudo e aplicabilidade dos conceitos do Just in Time (JIT) e Kanban em modelos de gestão de estoques de materiais de suprimentos utilizados noprocesso de surfaçagem de lentes oftalmológicas de um grande fabricante mundial. O trabalho foi desenvolvido no principal laboratório que a empresa detém no Brasil, situado na cidade do Rio de Janeiro, dentro do centro de distriubição e que atende clientes estratégicos dentro do estado. Como resultado foi elaborada uma proposta de operação e controle de estoque de forma a garantir um bom atendimento aosclientes com uma redução de estoque de suprimentos. Palavras-chaves: Sistema Kanban, Gestão de estoques, Just In Time, logística, lentes oftalmológicas.

3

Abstract This thesis presents the study and applicability of the concepts of Just in Time (JIT) and Kanban models for inventory management. The products are materials supply used in the facing process of ophthalmic lenses of a largeglobal manufacturer. The study was conducted in the main laboratory that the company owns in the country, located in Rio de Janeiro, within the distribution center and meets strategic customers within the state. The objective was to develop a proposed operation and inventory control to ensure the most good customer service with a reduction of inventory of supplies, which translates to improved servicelevels and reducing storage costs. Keywords: Kanban System, Inventory management, Just In Time, logistics, ophthalmic lenses.

4

ÍNDICE

5

1. Introdução A empresa que tem o objetivo de melhorar sua posição competitiva diante do mercado e por consequência tornar-se cada vez mais rentável necessita ter uma preocupação contínua com a redução de desperdícios no seu ambiente produtivo,produzindo assim melhorias nos processos de produção, principalmente no que se refere a velocidade, qualidade e preço dos produtos. Através da utilização de técnicas de produção chamandas de “empurradas”, que têm o objetivo de reduzir a capacidade ociosa e garantir um bom nível de serviço, as empresas geram grandes níveis estoques. Por outro lado, a utilização de técnicas chamadas de “puxadas”, naqual a informação tem um papel de extrema importância e a produção ocorre conforme a necessidade, é possível reduzir os níveis de estoque e garantir um bom nível de serviço, além de reduzir custo. A presente dissertação tem o objetivo de desenvolver uma proposta de operação e controle de estoque usando técnicas puxadas para garantir um bom atendimento aos clientes, com uma redução de estoque desuprimentos, que pode ser traduzido como melhoria do nível de serviço e redução dos custos de armazenagem. Com essa finalidade foi escolhido o principal laboratório de uma multinacional de lentes oftalmológicas para desenvolvimento de um projeto piloto. A metodologia de pesquisa utlizada no desenvolvimento desta dissertação foi a consulta a livros e artigos científicos que abordam os temas relacionadosas técnicas de gestão de estoque e controle da produção, em especial o Sistema Kanban. Foram coletadas informações financeiras e logísticas no ERP da multinacional, ocorreram visitas in loco e entrevista com os profissionais envolvidos, as quais foram feitas por meio de um questionário (ver Apêndice). Esta dissertação é composta de 5 capítulos, sendo este primeiro o introdutório. No capítulo 2são apresentados os principais conceitos sobre Planejamento e Controle de Produção (PCP), fazendo uma análise comparativa entre estruturas de planejamento. O capítulo 3 tem uma abordagem mais histórica e apresenta as origens do Sistema Toyota de Produção, Just in Time e o Sistema Kanban separadamente em tópicos e, dentro deste contexto apresenta as vantagens e desvantagens, mostrando como os três...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Utilização da uml no desenvolvimento de sistema de controle de estoque
  • Controle de estoque
  • SISTEMA DE CONTROLE DE COMPRAS E ESTOQUE
  • CONTROLE DE ESTOQUE SISTEMA TOTVS
  • Sistema de controle de estoque
  • Sistemas de controle de estoque
  • Sistema de controle de estoque java
  • Sistema de Controle de Estoque e Impressão Gráfica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!