controle de esqoque

320 palavras 2 páginas
É uma metodologia de pesquisa ideal quando o fenômeno que se quer estudar precisa ser verificado no contexto onde ocorre naturalmente. É considerado um estudo empírico que tem o objetivo de confirmar ou não uma teoria. Normalmente, o instrumento utilizado para essa verificação é a entrevista ou aplicação de questionários, na qual o entrevistador vai responder alguns questionamentos, a partir de suas próprias interpretações, e tem como uma das fontes de informações mais importantes, as entrevistas. Através delas o entrevistado vai expressar sua opinião sobre determinado assunto, utilizando suas próprias interpretações e evidências de suas vivências (VERGARA, 2003).
Segundo Gil (2007) o questionário, em uma pesquisa, é um instrumento ou programa de coleta de dados. Sua confecção é feita pelo pesquisador e seu preenchimento é realizado pelo informante.
A linguagem utilizada no questionário deve ser simples e direta para que o respondente compreenda com clareza o que está sendo perguntado. Não é recomendado o uso de gírias, a não ser que se faça necessário por necessidade de características de linguagem do grupo. Todo questionário a ser aplicado deve passar por uma etapa de pré-teste, num universo reduzido, para que se possam corrigir eventuais erros de formulação.
Ainda baseado nos estudos de Gil (2007), por se tratar de uma pesquisa ao mesmo tempo qualitativa e quantitativa, a aplicação do questionário será feito da seguinte maneira: serão coletadas informações por meio de um roteiro, onde as opiniões são gravadas e depois analisadas (qualitativa). Em seguida as informações serão colhidas por meio de um questionário padronizado e uniformizado, com perguntas claras e objetivas (quantitativa). Vale lembrar que a pesquisa qualitativa não exclui ou substitui a quantitativa e vice e versa. Elas se complementam de modo a deixar o trabalho mais rico e completo

Relacionados

  • PT 1 Logistica E Cadeia De Suprimentos Trabalhos Feitos
    1385 palavras | 6 páginas