CONTROLE DE DEFORMA O EM TUBULA ES

2191 palavras 9 páginas
CONTROLE DE DEFORMAÇÃO
EM TUBULAÇÕES

Marcus Cavalcanti

Técnico em Metalurgia – FRATEC - 2013

1

Introdução
Denomina-se SOLDAGEM ao processo de união entre duas partes metálicas, usando uma fonte de calor, com ou sem aplicação de pressão. A solda é o resultado do processo. Cada processo de soldagem deve preencher os seguintes requisitos:


Gerar uma quantidade de energia capaz de unir dois materiais, similares ou não; •

Remover as contaminações das superfícies a serem unidas;



Evitar que o ar atmosférico contamine a região durante a soldagem;



Proporcionar o controle da transformação de fase, para que a solda alcance as propriedades desejadas, sejam elas físicas, químicas ou mecânicas.

Devido ao seu baixo custo, excelentes qualidades mecânicas e facilidade de solda e de conformação, o aço-carbono é o denominado “material de uso geral" em tubulações industriais, isto é, só se deixa de empregar o aço-carbono quando houver alguma circunstância especial que proíba. Desta forma, todos os outros materiais são usados apenas em alguns casos específicos. Em industrias de processamento, mais de
80% dos tubos são de aço-carbono, que é usado para água doce, vapor de baixa pressão, condensado, ar comprimido, óleos, gases e muitos outros fluídos pouco corrosivos, em temperaturas desde – 45oC, e a qualquer pressão.
O principal processo de soldagem utilizado na instalação de tubulações é a soldagem manual com eletrodo revestido que, graças a sua facilidade e versatilidade, é ainda o mais usado.
Contudo, para reduzir custos e aumentar a produtividade, particularmente em longos percursos, várias empreiteiras adotaram processos de soldagem semi-automáticos ou totalmente automáticos com arames tubulares com alma metálica ou não metálica e arames sólidos. Os arames tubulares podem ser com proteção gasosa ou autoprotegidos. 2

Processo de Soldagem Arco Submerso - SAS/SAW (Longitudinal e Helicoidal)
Na soldagem por arco submerso um arco é formado entre a peça de trabalho e

Relacionados

  • Soldagem MIG MAG e arame tubular
    27919 palavras | 112 páginas