CONTROLE DAS M DIAS SOCIAIS UM DESAFIO PARA A SEGURAN ADA INFORMA O DAS ORGANIZA ES

1094 palavras 5 páginas
CONTROLE DAS MÍDIAS SOCIAIS É UM DESAFIO PARA A SEGURANÇADA INFORMAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES

É cada vez mais comum as empresas investirem em campanhas e monitoramento de mídias sociais. Afinal, não se pode mais ignorar a influência de ferramentas como Orkut, Twitter, MySpace, Facebook, Linkedin, entre outras. Um dos maiores desafios em relação às redes sociais, no entanto, está em proteger os sistemas das ameaças trazidas pelo uso desses sites. Como as empresas devem, então, lidar com esses riscos?
A maioria das organizações no Brasil (55%) proíbe que os seus profissionais entrem nas redes sociais por meio da rede corporativa, segundo recente estudo mundial realizado pela consultoria em recursos humanos Manpower. A grande preocupação está no fato de esses sites colocarem em risco as redes das empresas, por abrirem brechas para ataques cibernéticos, que incluem desde spams até roubos de identidade e perda de dados, por meio de links maliciosos, vírus e “cavalos de tróia”.
Apesar disso, as organizações não precisam abrir mão do acesso às mídias sociais para terem suas redes protegidas, segundo Alessandro Lima, diretor executivo da E.life, empresa de gestão de relacionamento em redes sociais. “Há muitos casos em que o acesso é bloqueado para áreas estratégicas de relacionamento com o consumidor, como marketing, comunicação, relações públicas, serviço de atendimento ao consumidor e desenvolvimento de produtos. Nesses casos, é muito importante buscar alternativas, pois sem o acompanhamento do boca a boca online sobre a empresa e a marca, o trabalho dessas áreas – que dependem de uma maior interação com os clientes – fica muito difícil”, diz.
Uma das alternativas encontradas pelos profissionais para acessar as redes sociais com segurança é utilizar um computador com rede independente da corporativa. Muitas empresas também têm investido num novo tipo de profissional, o gestor de redes sociais, que, entre outras funções, administra sites de mídia social e comunidades

Relacionados