CONTROLE ALTERNATIVO DO MÍLDIO DA VIDEIRA (Plasmopara viticola) COM EXTRATO DE CINAMOMO (Melia azedarach L.) SOB COBERTURA PLÁSTICA.

1542 palavras 7 páginas
CONTROLE ALTERNATIVO DO MÍLDIO DA VIDEIRA (Plasmopara viticola) COM EXTRATO DE CINAMOMO (Melia azedarach L.) SOB COBERTURA PLÁSTICA.

1. INTRODUÇÃO

A videira pertencente à família Vitaceae, gênero Vitis, é uma das mais antigas plantas cultivadas pelo homem (MENDES,2011). As uvas foram trazidas para o Brasil pelos primeiros imigrantes europeus que iniciaram o cultivo em terras e clima que mais se aproximavam da sua origem. Mais tarde, verificou-se que poderiam ser cultivadas sobre altas temperaturas e condições do semiárido brasileiro no Nordeste. (MINISTÉRIO DA AGRICULTURA). A Serra Gaúcha é a principal região produtora de uvas e vinhos do Brasil. Todavia, possui condições climáticas desfavoráveis, devido ao elevado índice pluviométrico e à alta umidade relativa do ar, principalmente na época de colheita. (MOTA.S et al) A viticultura é uma atividade de grande importância sócio-econômica, contribuindo para a fixação do homem no campo ao gerar trabalho e renda, pois apresenta alto valor comercial e exige intensa mão-de-obra no manejo necessário a garantir sua rentabildade e apresenta um rigoroso sistema de controle preventivo e curativo de doenças fúngicas da parte aérea, elevando os custos de produção (MENDES,2011). O míldio da videira é causado pelo fungo Plasmopara viticola, parasita obrigatório e que pode provocar importantes prejuízos, infectando todos os órgãos verdes da planta - folhas, cachos e pâmpanos. Esta doença apresenta uma maior gravidade em regiões úmidas e com temperaturas amenas durante o ciclo de vida da videira. O ataque do fungo no período da floração poderá ter como consequência a perda total da produção (NETO,2008). O desenvolvimento deste fungo caracteriza-se pela existência de uma fase sexuada, que ocorre no Outono/Inverno e por uma fase assexuada que acontece na Primavera/Verão. No Outono, no interior das folhas infectadas, formam-se os esporos sexuados de resistência, os

Relacionados