controladoria empresarial

Páginas: 7 (1611 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2014
(capa)
(Introdução)
Desenvolvimento
2.1 Controladoria em Nível: Empresarial
O cenário mundial tem se projetado de forma que a competição entre as empresas está cada vez mais acirrada em todos os segmentos do mercado. Em um ambiente empresarial constituído por uma economia de mercado, requer de sua administração constante preocupação com a otimização de uso dos recursos necessários parageração de resultados. Desta forma, surge a necessidade de uma assistência empresarial para melhorar a gestão da empresa, onde, a controladoria surge para amenizar esta necessidade.
A controladoria assume um papel fundamental na administração do negócio, apoiando os gestores no planejamento e controle de gestão por meio da manutenção eficiente de um sistema de informações integrado que poderásuprir a escassez de informações para a tomada de decisão.
“a controladoria é uma evolução natural da contabilidade, cujo campo de atuação são organizações econômicas, caracterizadas como sistemas abertos” Catelli (2001)

Com isso, constata-se a importância real de uma ciência que, usada inicialmente como complemento de uma série de anotações, passou a ser o meio de registro dos mais diversos tiposde negócio e, hoje, pode ser considerada como principal instrumento de controle de uma empresa, objetivando tomada de decisões, além de fornecer base de dados para uma perfeita elaboração de planejamento.
2.1.2 Gestores em Controladoria Empresarial
Inicialmente, um aspecto a ser analisado é o processo de gestão adotado pelas organizações no atual cenário competitivo, onde, a cada diaidentifica-se claramente que, programar estratégias é uma necessidade para evitar e enfrentar eventuais transtornos dentro da empresa, se organizar e se manter no mercado.
O Gestor em Controladoria Empresarial em seu papel de assessor direto da diretoria desempenha suas funções de maneira muito direta ao organizar e reportar dados relevantes. Exerce uma influência que induz os gestores envolvidos atomarem decisões lógicas e consistentes com a missão de atingir os objetivos almejados dentro da empresa.
“[...] deriva do latim gestione e significa gerir, gerência, administração. Administrar é planejar, organizar, dirigir e controlar recursos, visando atingir determinado objetivo.” Oliveira, Perez Jr e Silva (2010, p. 123)
O Planejamento Operacional divide-se nas seguintes etapas:
▪Estabelecimento de objetivos operacionais;
▪ Definição dos meios e recursos;
▪ Identificação das alternativas de ação;
▪ Simulação das alternativas identificadas;
▪ Escolha das alternativas e incorporação ao plano;
▪ Estruturação e quantificação do plano;
▪ Aprovação e divulgação do plano.

O Gestor mesmo sendo um apoio operacional deve garantir o cumprimento das metas, objetivos e missão daempresa, de uma maneira equilibrada e adaptável às mudanças. Ele deve ser estruturado com base no processo decisório, contemplar o planejamento, execução e controle.
2.2 Controladoria estratégica
A controladoria estratégica é uma forma de planejar e controlar as informações estratégicas, operacionais, financeiras e econômicas que possibilitam a tomada de decisões com maior agilidade pelos gestores,os quais se baseiam em indicadores de desempenho medidos por uma ferramenta adequada de gestão.
Os processos de gestão são realizados nos diversos níveis organizacionais, assim como a controladoria interna, a geração de indicadores e a adequação das ferramentas para o desenvolvimento do planejamento estratégico, proporcionando melhorias necessárias e uma melhor avaliação do desempenho da empresa.2.2.1 Estratégias táticas e operacionais
São as bases que estruturam o modo adequado de controladoria de acordo com o tamanho e capacidade de gerir informações nos negócios, por exemplo:
Formação de preços: É o processo de acumular custos para gerar uma margem de lucro;
Definição e implantação de Sistemas de Custos: Levantamento de informações relacionadas ao custeamento dos produtos a fim...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Controladoria empresarial
  • Orçamento Empresarial e Controladoria
  • Controladoria como instrumento de gestão empresarial
  • Orçamento empresarial e controladoria
  • A CONTROLADORIA COMO ESTRAT GIA EMPRESARIAL
  • A contribuição da controladoria na gestão empresarial
  • ORÇAMENTO EMPRESARIAL E CONTROLADORIA
  • Orçamento Empresarial e Controladoria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!