CONTROLADORES PROPORCIONAIS

732 palavras 3 páginas
EXERCICIOS SOBRE CONTROLADORES PROPORCIONAIS

1. Compare um sistema de controle de malha aberta e um sistema de malha fechada. Aponte também vantagens e desvantagens de um em relação ao aoutro.

Resp.: Malha aberta: Não existe realimentação, ou seja, o sinal de feed-back do processo não existe. Malha fechada: Caracteriza-se pela realimentação (feed-back) do sina de saída.

Vantagens do sistema de malha fechada em relação a malha aberta: - Corrigir perturbação automaticamente Desvantagens do sistema de malha fechada em relação a malha aberta: - Por se tratar de um sistema realimentado, pode entrar em oscilação, ou seja, tem um certo grau de instabilidade.

2. Num sistema de controle de malha fechada, defina: - Set point; - Estabilidade; - Off-set; - Overshoot; - Realimentação.

Resp.: - Set point: sinal de referência que é enviado ao controlador para controle da variavel de processo. - Off-set: sinal de erro em relação ao set point que é enviado ao controlador para controle da variavel de processo. - Realimentação: retorno do sinal de referência (feed-back). - Estabilidade: é a capacidade que o sistema tem de, dada uma entrada limitada, fornecer uma resposta limitada, ou seja, convergir para um ponto. - Overshoot: é o valor máximo atingido pela variavel de processo durante um período (transitório), quando seu valor ultrapassa o set point. Geralmente é representado por uma percentagem do set point.

3. Por que um controlador proporcional sempre apresenta erro em regime?

Resp.: Porque a entrada do controlador é o sinal de erro e como o sinal de erro vai diminuindo à medida que o aproxima-se do set point, a saida do controlador (proporcional ao erro), também vai ficando menor. Sempre haverá um ponto em que o erro será tão pequeno que não produzirá uma saida capaz de ativar o atuador.

4. Temos um controlador proporcional com ganho K=10 que em

Relacionados