Contributo dos taxis e mototaxis na promocao do turismo urbano e transportes publicos na Cidade de Maputo

15378 palavras 62 páginas
1. INTRODUÇÃO
1.1. Introdução
Desde o surgimento da humanidade, sempre notou-se a necessidade de transportar informação, cargas, mercadorias e pessoas.
Depois da 1ª Guerra Mundial o turismo começou a desenvolver-se graças ao desenvolvimento dos transportes. Na actividade turística, a primeira necessidade que vêm ao imaginário do turista são os meios de transportes e alojamento que serão utilizados para viagem, criando a expectativa de hospitalidade. E isso só é possível apenas com serviços de boa qualidade desde o embarque através de meios de transportes marítimos, rodoviários, ferroviários e aéreos até ao destino desejado (desembarque).
Sobre o transporte no mundo, Palhares (2002), afirma que os rodoviários são elementos da vida económica e social com grande relevância no desenvolvimento do turismo, constituindo factores indispensáveis no aumento da capacidade da procura pela condução de um número cada vez mais crescente de pessoas ao encontro dos seus destinos turísticos.
Para Moçambique, pode notar-se nos últimos anos um crescimento considerável de investimentos no sector dos transportes, sendo introduzidos no mercado moçambicano mais meios de transportes vocacionados tanto no transporte de turistas como no transporte do público em geral, onde além dos autocarros, também destacam-se os táxis e os mototaxis (txopelas) como frutos desse crescimento.
Este trabalho é um estudo de caso que analisa o papel dos serviços de táxis e mototaxis (txopelas) na promoção do turismo urbano e transporte público na Cidade de Maputo, e é elaborado no âmbito do cumprimento curricular da cadeira de Estágio III, do curso de Licenciatura em Turismo leccionado na Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane.
O presente relatório encontra-se subdividido em 12 partes, nomeadamente: (i) Introdução: onde constam breves notas introdutórias; (ii) Problema; (iii) Revisão Bibliográfica, onde se apresenta o conhecimento encontrado nas fontes que abordam sobre o assunto; (iv)

Relacionados