Contributo de diversas correntes psicológicas para a definição do objecto em psicologia

Páginas: 2 (307 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
O que é…

A psicologia é o estudo científico do comportamento e dos processos mentais, todos os comportamentos e processos mentais interessam à investigação psicológica.
Estudo científicosignifica que os psicólogos usam métodos bem organizados para descrever, compreender e explicar os factos psíquicos. Não se limitando a observar, acumular e catalogar facto, pois isso diz respeito à sabedoriapopular, que assenta em teorias implícitas do comportamento pessoas e dos outros.
Comportamentos é tudo aquilo que fazemos que é observável (falar alto, correr, corar, etc.) mas a psicologia não selimita a estudar o que as pessoas fazem, interessando-se também pelos fenómenos ou factos não observáveis (pensamento, raciocínio, sonho, sono, a sensação e a percepção, os sentimentos, atitudes,etc.). Estes fenómenos têm o nome de Processos Mentais.
A psicologia é uma ciência inter e transdisciplinar, pede ajuda a outras ciências para estudar os comportamentos e os processos mentais,disciplinas tais como: Antropologia, Sociologia, Etologia, Biologia, Medicina, Informática, etc.
A psicologia é cada vez mais uma ciência válida nos nossos dias, pois a nossa sociedade é cada vez mais complexae extremamente stressante. A sociedade actual exige do indivíduo uma adaptação constante e a psicologia ajuda a manter o bem-estar.

A sua História…
A psicologia antes de 1879 fazia parte dafilosofia, ou seja, era uma psicologia pré-cientifica, o objecto de estudo era a alma/mente. Eram os filósofos que estudavam a alma através das nossas emoções, sentimentos (manifestações que hoje chamamosde processos mentais), estudavam através de discussões, o único método era o raciocínio dedutivo e as leis da lógica, deixando de lado os métodos empíricos.
Depois de 1879 a psicologia passou a serciência experimental com a construção de um laboratório. Ciência essa que era constituída por teorias submetidas a testes empíricos e formados mediante métodos que valorizam a experiência e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • correntes psicologicas
  • Correntes Psicológicas
  • Correntes Psicológicas
  • E-FolioA Definição de Objecto da Etica
  • definição de psicologia
  • Correntes da psicologia
  • Corrente da psicologia
  • Correntes Da Psicologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!