CONTRIBUIÇÕES DE TAYLOR E FAYOL NA ADMINISTRAÇÃO ATUAL

608 palavras 3 páginas
CONTRIBUIÇÕES DE TAYLOR E FAYOL NA ADMINISTRAÇÃO ATUAL

Taylor e Fayol desenvolveram o que pode se chamar de as primeiras teorias na ciência da administração.
Frederick Taylor criou nos EUA, a chamada administração cientifica. Com a finalidade direcionada unicamente para a eficácia operacional na administração industrial, criou e mapeou métodos que tornassem a produção mais eficiente e simples para o trabalhador.
Dentre os principais estudos de Taylor, podemos destacar:
1. O treinamento para os trabalhadores, visando a maior produtividade e qualidade;
2. O planejamento à atuação dos processos com estudo preliminar, visando máximo desenvolvimento;
3. Participação dos recursos humanos, reduzindo os custos da produção e aumentando os salários;
4. Autocontrole das atividades desenvolvidas e supervisão funcional, eliminando o desperdício operacional.
Com esses temas, foi possível desenvolver uma “Organização Racional do Trabalho”, a qual visava a melhoria das condições de trabalho, com preocupação em relação aos trabalhadores, analisando as condições físicas e psicológicas, levando em consideração a melhora do aproveitamento, e não o simples bem-estar do empregado.
Henri Fayol, na França, tinha uma visão diferente da de Taylor, pois era a de um gerente e não a de um empregado. Em 1888, aos 47 anos, assumiu a direção geral da mineradora de carvão francesa Commentry-Fourchambault-Decazeville em falência, restabeleceu a saúde econômico-financeira da companhia. Após 58 anos de estudos, pesquisa e observação, reuniu sua teoria na obra Administração Industrial Geral em 1916. Partia do principio de que a administração é o processo de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Fayol nomeou 14 princípios considerados básicos na organização:
1. Divisão do Trabalho – dividir em operação mais simples (especialização);
2. Autoridade e Responsabilidade: a autoridade sendo o poder de dar ordens e no poder de se fazer obedecer. Estatutária ( normas legais) e Pessoal

Relacionados

  • Fasc Culo 03
    11391 palavras | 46 páginas
  • fasg
    20466 palavras | 82 páginas