CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA JURÍDICA PARA OS OPERADORES DO DIREITO

1786 palavras 8 páginas
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA JURÍDICA PARA OS OPERADORES DO DIREITO

O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre a importância da Psicologia Jurídica para o Direito. A Psicologia nasce como ciência no século XIX e desde o seu surgimento vem contribuindo para o trabalho no âmbito jurídico, sobretudo, pela necessidade dos operadores do Direito de obter provas e testemunhos confiáveis.
A área da Psicologia que faz essa ponte é a Psicologia Jurídica. Ela não tem o dever de fazer por papel julgar, mas com seus pareceres científicos auxiliar o juiz nessa questão. É importante que o perito não se deixe pressionar ou se confunda com os outros profissionais. Ela traz estudos importantes para a sociedade em geral e contribui para um olhar diferenciado nos casos. O ser humano é complexo e a Psicologia observa o comportamento humano em sei mundo individual e íntimo. É preciso que ao se entrevistar uma criança, o psicólogo tenha um lugar reservado e use uma entrevista apropriada, a fim de evitar que ela seja pressionada pelos parentes e outros profissionais.
Nas Varas de Família os problemas envolvem muitas pessoas e cuidado profissional pode evitar que o psicólogo se identifique com a situação e sofra. O papel da Psicologia Jurídica é estudar e analisar com base no que seria melhor para a criança.
A Psicologia Jurídica abre cominho para uma compreensão mais humana do apenado e das vítimas. É uma área que também ajuda os advogados a perceberem melhor o caso de um ponto de vista mais interdisciplinar.
É uma área nova, principalmente no Brasil, mas que vem contribuindo de forma importante para o estudo do Direito e para os trabalhos judiciários.

1. SOBRE A PSICOLOGIA JURÍDICA

A Psicologia Jurídica é considerada uma ponte entre a Psicologia e o Direito. Ela usa métodos da ciência psicológica para auxiliar de forma complementar a ciência

Relacionados

  • curso de direito financeiro e tribut rio ricardo lobo torres
    151052 palavras | 605 páginas