contribuiçao da psicologia para padagogi

445 palavras 2 páginas
Contribuições da Psicologia na formação Educacional.
De acordo com Rogers, (1978:20) o ensino deve fazer sentido para o aluno, deve ter significação pessoal, do contrario, tal aprendizagem lida apenas com o cérebro. Sendo assim não se envolve sentimentos ou significados pessoais; não tem a mínima relevância para a pessoa como um todo.
Assim a psicologia da ênfase, se não exclusividade á dimensão cognitiva do aluno, contribuindo nas dimensões afetivas e sociais. A psicologia deve estar vinculada a educação para ajudar a formar cidadãos críticos comprometidos com a transformação social.
A psicologia na educação possibilita ao aluno a aprender, planejar, direcionar e avaliar suas ações. No decorrer desse processo ele pode cometer erros, pode refletir sobre eles e ter a oportunidade de corrigi-los. Pensando assim justifica-se a preocupação em repensar a praticas pedagógicas instituídas, como sendo uma condição necessária para que essas práticas se façam de modo ético, eficaz e eficiente, cumprindo assim a função de socialização.
A importância da psicologia para pedagogia no processo de ensino- aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno complexo o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isso porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nas quais as pessoas vivem e participam como âmbito educativo, assim a psicologia, aplicada a educação e ao ensino busca mostra a interação entre professor e aluno.
A psicologia é solicitada a intervir na solução de problemas bastante variados mesmo que esteja sempre encontrando resistência e oposições, ela tem contribuído em diferentes domínios, sendo o da educação um deles.
A psicologia é entendida como a ciência do comportamento, sendo que o seu papel e sua área de atuação é compreender o comportamento humano, verificar os fatores que levam as pessoas a se comportar dessa ou

Relacionados