Contribuições pedagógicas do Programa Mais Educação

Páginas: 6 (1284 palavras) Publicado: 15 de agosto de 2014
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA









Cileidy Silva de Miranda











CONTRUBUIÇÕES PEDAGÓGICAS DO
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO





Tutora: Milca Feitosa Ferraz



Trabalho final de conclusão do Curso Competências Básica no âmbito do Programa Formação pela Escola.










Jaboatão dos Guararapes
2014
SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO.........................................................................03
2. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO………..………….......03
3.CONCLUSÃO………………………………………………………05
4. REFERÊNCIAS……………………………………………………06




















1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho de conclusão do curso Competências Básicas do Programa Formação pela Escola do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, abordaremos umproblema individual da Escola Municipal Alberto Santos Dumont, porém que é comum em muitas outras Unidades de Ensino: Rendimento Escolar dos alunos.
A Escola Municipal Alberto Santos Dumont, localizada na Av. Mal. Cândido Rondon, s/n, Sucupira, Jaboatão dos Guararapes – PE, oferece à comunidade do Alto do Vento as modalidades de Educação Infantil (2° Etapa) e Ensino Fundamental (Anos Iniciais).Atualmente está com 175 alunos matriculados e frequentando o Ensino Regular e o Programa Escola Integral (Mais Educação).
Como foco do nosso trabalho abordaremos o funcionamento do Programa Educação Integral (Mais educação) no município e em particular na Escola Municipal Alberto Santos Dumont.

2 DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

O governo federal está investindo fortemente na educação através dosprogramas e ações do FNDE, principalmente nos últimos anos em que a política nacional econômica vem se destacando no mundo, como sendo a de um país emergente e confiável. No município do Jaboatão dos Guararapes, os investimentos na qualificação da educação têm sido vivenciados de forma democrática integrando a sociedade, através de seus representantes nos vários conselhos (Conselho Municipal deAlimentação Escolar, Fórum de Pais por Regional, Conselho Municipal de Educação, Conselhos de Integração Sócio-Educativo das Escolas), além do trabalho específico que é realizado pelo Núcleo de Articulação Institucional, da Superintendência de Gestão Escolar da SEE, que busca incentivar os Conselhos Escolares em sua participação na construção de uma educação democrática e participativa, inclusiveoferecendo formação para os conselheiros.
De acordo com a Matriz Curricular: “Os três anos iniciais do Ensino Fundamental com duração de nove anos, serão considerados como um bloco pedagógico ou ciclo sequencial de ensino, sendo vedada a retenção do estudante, conforme disposto no Parecer CNE/CEB nº 04/2008 e na Resolução CNE/CEB nº 07/2010, art. 30, inciso III, que assegura a continuidade daaprendizagem, sem o prejuízo que a repetência pode causar, garantindo a passagem do primeiro ano de escolaridade para o segundo ano e deste para o terceiro”, porém, os estudantes que não conseguem se alfabetizar nesse primeiro ciclo podem ser retidos após análise do Conselho Escolar e conversa com os pais/responsáveis no Plantão Pedagógico.
Em 2012 e 2013 a Escola Municipal Alberto Santos Dumont teveótimo desempenho em relação ao fluxo de alunos. Sendo 94,3 em 2012 e 94,6 em 2013, obtendo assim um acréscimo de 0,3%. Porém ao serem analisados esses dados, foi questionada a aprovação de tantos alunos, pois apenas um aluno do 3° Ano A de 2013 foi reprovado, sendo que atualmente há 50% de alunos do 4° Ano não alfabetizados e todos são oriundos das duas turmas de 3° Ano A e B de 2013.
Diante dasituação exposta a Equipe Gestora traçou um plano de atendimento individualizado com os alunos pré-alfabéticos de todas as turmas. Para tal contamos com os monitores do Programa Mais Educação, principalmente os das oficinas de Leitura e Letramento do primeiro semestre de 2014. Para o segundo semestre iremos intensificar esse reforço com um Projeto de Letramento que atenda as necessidades desses...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contribuicoes para educacao
  • As contribuições pedagógicas no ambiente
  • Programas Utilizados na prática pedagógica
  • programa mais educação
  • Programa Mais Educação
  • Programa Mais Educação
  • Programa Mais Educação
  • Programa Mais Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!