Contribuições para o trabalho com valores em educação ambiental

Páginas: 6 (1343 palavras) Publicado: 20 de maio de 2014
Contribuições para o trabalho com valores em educação ambiental
Autora: Dalva Maria Bianchini Bonotto

Durante primeiras reuniões internacionais organizadas em torno da educação ambiental por volta de 1970 ocorreu um interesse por propostas educativas que atuem não apenas no saber mas no querer e fazer. Zabala (1998) relata que a tarefa educativa implica diversos tipos de conteúdos que dizemrespeito às dimensões afetivas, valorativas e políticas de formação não dando somente importância às questões de carácter cognitivo.
Ao longo da nossa vida sem que pensemos nisso fazemos constantemente juízos de valores: julgamos os outros, as situações, classificando-as como boas ou más, certas ou erradas em prol dos valores que nos levam a esta atribuição. Ao longo dos tempos o se humano foi-setransformando e construindo formas sucessivas de se relacionar e ver os outros, deste modo opta por diferentes costumes bem como a criação/apropriação de diferentes valores. Alguns dos valores que nos são incutidos estão relacionados com regras e deveres que se traduzem numa boa ou má conduta, aos quais chamamos valores morais. Os valores morais são um conjunto de normas, princípios, preceitos,costumes e valores que orientam o comportamento do indivíduo no grupo social.
A ética é uma reflexão que parte para a discussão, problematização e interpretação do significado dos valores morais. Moral e ética, são muitas vezes palavras empregadas como sinônimos: conjunto de princípios ou padrões de conduta. Ética pode também significar Filosofia da Moral, portanto, um pensamento reflexivo sobreos valores e as normas que regem as condutas humanas. A ética pode referir-se a um conjunto de princípios e normas que um grupo estabelece para exercício profissional.
Araújo (2001) refere que cada pessoa deve construir o seu próprio sistema de valores adotando aqueles com que mais se identifica independentemente do grupo social em que se encontra inserida não sendo obrigada a utilizá-los devidoa uma pressão existente por parte da sociedade contemporânea.

Os valores universais são um princípio autoritário que impõe modelos de conduta estabelecidos por culturas hegemônicas a outras menos complexas ou articuladas do ponto de vista sociopolítico económico, o homem não deve ser obrigado a aceitar a relativização total dos valores nem pensar que a sua cultura tem valores melhores queoutras.
Assim, “os valores assumidos por determinado grupo que defenda, por exemplo, a descriminação de pessoas “diferentes”, devam ser respeitados pelo coletivo social democrático (Araújo, 2001).
A construção de relações sociais deve respeitar as diferenças e para que tal aconteça é necessário que o homem incorpore princípios e valores situados nas confluências democráticas entre direitos,liberdades individuais e os deveres da comunidade onde está inserido.
A organização das nações unidas apresenta os chamados valores universalmente desejáveis que consiste numa sistematização de alguns valores que sejam compensatórios para a maioria das culturas, não atribuindo este método para todos os valores, contudo os valores de cada cultura devem ser respeitados e assumidos como tais. Cada culturatem os seus valores e os mesmos não devem ser incutidos nem nos dá o direito de os impor às demais. (Araújo, 2001).

Em relação aos princípios e valores relacionados com a justiça e igualdade, apesar de não serem impostos a todas as culturas, para nós ocidentais são considerados desejáveis devido ao carácter de universalização que representam socialmente.

Os valores ambientalmente desejáveissão vistos como uma questão exclusiva que favorecem determinadas “escolhas pessoais”. O meio ambiente diz respeito à vida e à sobrevivência de todos os seres do planeta, a mesma passa por valores e ações que contribuem para a transformação humana e social da preservação ecológica. Existem duas ligações fundamentais: a relação dos seres humanos entre si e a relação dos seres humanos com os outros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O valor da Educação Ambiental
  • A contribuição da educação ambiental para a aquisição de valores na educação básica
  • TRABALHO DE EDUCACAO AMBIENTAL
  • trabalho de educação ambiental
  • Trabalho de educação ambiental
  • Trabalho de educação ambiental
  • Trabalho de Educação Ambiental
  • Trabalho de Educação Ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!