Contribuições para o Diagnóstico na Clínica psicopedagógica

Páginas: 12 (2948 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2015
Contribuições para o Diagnóstico na Clínica psicopedagógica.

Especificidade da abordagem

É fundamental o diagnóstico como o tratamento para conhecer os diferentes momentos do processo da etapa de adolescente.
A adolescência é uma etapa vulnerável, por essa característica, rotulam-se os jovens com maior facilidade de “doentes”.
No diagnóstico, o que a avaliação leva mais em conta é orendimento acadêmico, não sendo avaliados outros aspectos que fazem parte do processo de aprendizagem.
Na adolescência o sistema biológico encontra-se convulsionado pelas mudanças corporais, o sistema individual pelas psicodinâmicas e o sistema familiar social apresenta uma maneira de receber e gerar novas mudanças. Todos esses fatores são dissociados.
A partir do ponto de vista psicopedagógico achamosimportante realizar uma avaliação mais profunda dos seguintes aspectos:
O desenvolvimento cognitivo; O sistema familiar-social; O sistema educacional.

O desenvolvimento Cognitivo
No desenvolvimento surge o pensamento formal ou hipotético dedutivo que começa com o nascimento, este raciocínio tem característica de desligar do concreto ultrapassando o impírico e o imediato, dando lugar a hipóteses eimediato.
Observa-se do adolescente uma capacidade adequada de elaborar pareceres abstratos, porém dificuldades para operar e para tomar decisões.
O diagnóstico permite conhecer não só a estrutura do pensamento, mas saber como a utiliza (tanto na aprendizagem sistemática como na assistemática).

O Sistema familiar-social
Para compreender o problema de aprendizagem é importante conhecer a função queo mesmo tem no contexto.
A crise evolutiva faz desligar da infância, da família e o ingressar na vida adulta podendo expressar um distúrbio de aprendizagem, como uma inadaptação escolar.
A aprendizagem é uma situação de autonomia crescente, que transcende o familiar e se projeta na sociedade, então, toda aprendizagem é um processo social, não só individual, por isso estão relacionadas comvariações do contexto onde se dão. Exemplo: Alguém que tem dificuldade na leitura e escrita no meio urbano, com bom nível cultural pode ser considerado como portador de aprendizagem, por outro lado, mesma no meio rural pode ser não ser interpretada da mesma maneira.

O Sistema Educacional
A instituição escolar pode e deve cumprir seu papel sendo o espaço apropriado para receber uma variedade de estímulos, ainteração entre pares e uma identidade grupal que permita elaborar sua individualidade.
A nova lei federal de Ed. Introduz importantes mudanças (Ed. Inicial, Ed. Básica Geral e Ed. Polimodal), onde serão aplicadas de forma gradual e progressiva.
A verdade é que todos tem que enfrentar alterações institucionais junto com as transformações pessoais, como a perda da infância e a preparação para umnovo ciclo vital.
As conseqüências, se menifestam gerando rendimento deficitários, problemas de conduta, repetência e diserção.
Estas situações determinam os problemas escolares e extra que só podem ser explicados apartir de uma perspectiva individual.
Mas importante é poder avaliar no diagnóstico, a medida que o sistema escolar contribuem para esses transtornos.
Algumas vezes os professoresdesconhecem a realidade pessoal e social do aluno, provocando a desadaptação.
Algumas técnicas e recursos úteis para a avaliação.

A maior demanda do diagnóstico e do tratamento é a atenção para a criança de escolaridade primária, embora que não implique que os problemas de aprendizagem não surgem nas outras etapas da vida.
No trabalho com elas, a brincadeira e as expressões gráficas são mediadoresimportantes para comunicar-mos com elas, mostrando os mais valiosos recursos, diagnósticos e terapêuticos expressando os aspectos emocionais de organização e funcionamento das estruturas de organização e funcionamento das estruturas cognitivas.

Avaliação do desempenho escolar

Entrevista livre
Nesta entrevista tem o objetivo de indagar o motivo da consulta, podemos pensar e elaborar as futuras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diagnóstico e intervençaõ psicopedagógica
  • A configuração clinica da pratica psicopedagogica
  • A configuração clínica da pratica psicopedagógica
  • A configuração clínica da pratica psicopedagógica
  • Diagnóstico e intervenção psicopedagógica
  • Resumo configuraçao clinica da prática psicopedagogica
  • Contribuições da psicopedagogia clínica e institucional
  • A prática psicopedagógica na discalculia: diagnóstico e intervenção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!