Contribuições João Pedro Gardes

Páginas: 13 (3025 palavras) Publicado: 16 de junho de 2014
CONTRIBUIÇÕES DO PROFESSOR JOÃO PEDRO GARDÉS PARA A EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO
(1871 - 1914)



Jairo Pereira de Souza (UFMT)
Acilene da Silva Ferreira (UFMT)
Amanda Yasmim Cezarino (UFMT)
Gabriela Farias Monteiro (UFMT)
Rosani Beatriz Mertz (UFMT)
e-mail: kamalmago@hotmail.com

Resumo

O período que compreende o final do século XIX e inicio do século XX, foi um momento de transição egrandes mudanças no Brasil. Findava-se o Período Imperial e iniciava-se o regime de governo republicano. Uma dessas importantes mudanças foi o novo direcionamento, relacionado a educação, tendo atenção especial ao analfabetismo. A partir de 1834, através do Ato Adicional, houve uma descentralização da educação, onde o governo imperial dá autonomia às províncias, em relação a educação elementar esecundária, a qual tinha como objetivo equiparar o seu ensino a capital fluminense. É neste momento e contexto histórico que pretendemos apresentar neste artigo a trajetória de vida do educador francês João Pedro Gardés, que chegou a Cuiabá em 1871. O grande educador primeiramente foi professor de alunos particulares, ceramista, engenheiro e deputado. Em 1879, foi criado o Liceu Cuiabano, primeirainstituição publica de ensino secundário de Mato Grosso, o qual foi fundado de Liceu de Sciencias tendo por objetivo equiparar o ensino secundário em Mato Grosso ao de Pedro II, do Rio de Janeiro, e contou com o nome de João Pedro Gardés, no primeiro quadro de docentes, onde teve uma participação imensurável. Assim como a Escola de Aprendizes e Artífices – EAAMT, hoje IFMT (Instituto Federal deEducação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso), criado a 23 de setembro de 1909 sendo Gardés seu primeiro diretor. A colaboração e participação de João Pedro Gardés no processo educacional de Mato Grosso são incalculáveis, seu notável esforço para elevar o ensino do Liceu Cuiabano, a criação e manutenção junto ao governo, da primeira escola de ensino profissionalizante de Mato Grosso. Gardés foi umdos grandes nomes que ajudaram a escrever a historia da educação em Mato Grosso.

Palavras-chave: João Pedro Gardés; História da Educação Mato-grossense; Escola de Aprendizes Artífices de Mato Grosso.



Introdução

O final do Período Imperial e início da República são marcados pela preocupação das Províncias em relação à população analfabeta no país.

[...] Muitas delaschegaram a instituir escolas noturnas no período, preocupando-se assim com a população adulta analfabeta. [...] As Assembléias Provinciais tornam-se palco de acaloradas discussões sobre a política de instrução para adolescentes e adultos, enfocando os processos de inserção das chamadas camadas inferiores, envolvendo mulheres, homens livres pobres, negros livres. Quanto ao objetivo do processo dealfabetização, parece se acentuar nesse momento a concepção do analfabeto como ignorante e incapaz, concepção essa que ultrapassa os limites do Império, perdurando até boa parte do século XX. (SÁ e SANTOS, No prelo).

Observa-se neste contexto, através do Ato Adicional de 1834, uma preocupação das províncias em equiparar o seu ensino à capital fluminense. No caso de Mato Grosso,mesmo diante da empolgação dos governantes provinciais em fundar uma escola noturna para escolarização de adultos, com cursos que contemplava desde as primeiras letras até as disciplinas de línguas, não conseguiu alcançar seu objetivo imediatamente, sendo demonstrado inclusive e principalmente pela grande evasão, que em alguns casos acontece em massa, levando o presidente da província a considerarinviável a continuidade da ministração dos cursos, principalmente os de idiomas.

(...) Pretendendo não abandonar totalmente a intenção de funcionamento dessa modalidade escolar, a idéia defendida pelo presidente da Província era de reduzir o currículo do curso noturno, limitando-se ao ensino das primeiras letras e da gramática, voltando-se especificamente para a alfabetização dos adultos, ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contribuições do professor João Pedro Gardés para a Educação em Mato Grosso
  • Joao Pedro
  • Vida e obra pedro gardes
  • Joao Pedro Marques Magalhaes
  • o amor de pedro por joão
  • O amor de pedro por joão
  • João pedro mono
  • joao pedro trbalho portuga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!