contribuições de wallon para a aprendizagem

Páginas: 6 (1251 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
Introdução
O referente trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições de Henri Paul Hyacinthe Wallon, estudioso francês do século XIII, para Aprendizagem, onde suas ideias são constituídas a fim de compreender e contribuir para uma educação muito mais produtiva, focando na psicogênese da pessoa completa.
Segundo Wallon (2012), o processo de aprendizagem é dialético, ou seja, não éadequado usar verdades absolutas e sim melhorar as direções e possibilidades.
Criador da teoria sobre o desenvolvimento humano, Wallon também elaborou ideias pedagógicas com base na psicologia. O desenvolvimento humano, para ele, baseia-se no meio em que uma pessoa está inserida, além dos aspectos afetivo, cognitivo e motor, onde sua integração se dá também pelo aspecto social.
Wallon cita aação afetiva-emocional como o principal auxílio na aprendizagem infantil, e dentro da teoria Walloviana coloca-se como cognitivo comportamentista aquele como aspecto formativo social, em que fará toda a estrutura da criança em nível genético até o psicológico.
Desenvolvimento
Para Wallon não é possível separar mente, cérebro, movimento, ambiente e sociedade, pois estes influenciam de forma direta naformação do ser humano e na elaboração do seu conhecimento. Para ele, o conhecimento começa a ser construído quando a criança ainda esta no útero da mãe, no momento da formação de seu cérebro. (GHEDIN, 2012).
A criança que está sendo formada reconhece a voz da mãe e reage a ela, indicando que o cérebro já começou as suas atividades neurais e por consequência as conexões cognitivas já estão seformando. (GHEDIN, 2012).
A sua teoria pedagógica, que diz que o desenvolvimento intelectual envolve mais do que um simples cérebro, abalou as convicções numa época em que memória e erudição eram o máximo em termos de construção do conhecimento. Wallon levou não só o corpo da criança, mas também suas emoções para dentro da sala de aula. (GHEDIN, 2012).
Ele fundamentou suas ideias nos elementosbásicos sendo eles a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa que se comunicam o tempo todo. Para ele, reprovar é sinônimo de expulsar, negar, excluir. (LEITE, 2012).As emoções, para Wallon, têm papel essencial no desenvolvimento da pessoa. São por meio delas que o aluno desenvolve seus desejos e suas vontades, mais essas manifestações são pouco estimuladas pelos modelostradicionais de ensino. (LEITE, 2012).
Assim como Piaget, Wallon elaborou estágios do desenvolvimento humano, se diferenciando no aspecto de que esse processo se dá de maneira continua e assistemática, confrontando as teorias behavioristas onde, para ele, o comportamento aprendido não é extinto, mas sim integrado aos posteriores. (MAHONEY E ALMEIDA, 2008).
São estágios do desenvolvimentohumano: Estágio Impulsivo – emocional no primeiro ano de vida; Estágio Sensório-motor e projetivo – predominância das relações cognitivas com o meio; Estágio do personalismo – formação da personalidade; Estágio Categorial – aspectos cognitivos; e Adolescência – puberdade faz com que a haja uma necessidade de uma nova definição da personalidade. (MAHONEY E ALMEIDA, 2008).
Wallon demonstra em seusestudos, que o bebê tem a capacidade de mobilizar poderosamente, no sentido do atendimento de suas necessidades. Esta função biológica dá origem a um dos traços característicos da expressão emocional. (BEZERRA, 2007).
A emoção é considerada fundamentalmente social, pois ela fornece o primeiro e mais forte vínculo entre os indivíduos e supre a insuficiência cognitiva nos primeiros momentos da vida doindivíduo. (BEZERRA, 2007).
Wallon acredita que no terceiro ano de vida, acontece uma crise nas condutas da criança e nas suas relações com o meio, sendo de suma importância para a existência da criança e que ele acredita haver desde o período fetal, para além do nascimento. É nesta fase que se iniciam os conflitos interpessoais, onde a criança opõe-se a tudo o que venha do outro e o que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As contribuições de Freud e Wallon para a educação
  • Possível contribuições de henri wallon
  • contribuições de Henry wallon para educação
  • contribuições significativas de Henri Wallon
  • QUEM FOI WALLON E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
  • As contribuições de piaget e vygostky e wallon
  • A aprendizagem segundo wallon
  • AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA À APRENDIZAGEM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!