Contribuições de tomas malthus a análise econômica

Páginas: 7 (1532 palavras) Publicado: 16 de maio de 2012
CONTRIBUIÇÕES DE THOMAS MALTHUS À ANÁLISE ECONÔMICA



VIDA, ÉPOCA E SÍNTEXE DAS PRINCIPAIS IDÉIAS



Thomas Robert Malthus nasceu em 1766 em Rookey, Inglaterra.Pertencia a uma família importante. Filho de um culto proprietário de terras, amigo de David Hume (filósofo escocês que viveu entre 1711 e 1776, foi o maior representante do ceticismo no Século XVIII e um dos precursores doliberalismo econômico) e de Jean Jacques Rousseau (pensador francês que viveu entre 1712 e 1778, precursor das doutrinas socialistas do Século XIX. Rejeitou a idéia de que a sociedade seja regida por “leis naturais”, propondo assim, uma nova forma de organização social).

Malthus foi um dos principais nomes da Escola Clássica. Estudou em Cambridge, após a graduação ingressou para o ministério daIgreja Anglicana.
Viveu numa época turbulenta sob o aspecto econômico e político (Revolução Industrial na Inglaterra, Revolução Francesa, Guerras napoleônicas). Todos os acontecimentos que agitaram a Europa de seu tempo têm repercussões em suas obras.
Contemporâneo de David Ricardo, desfrutou da sua amizade íntima e o ajudou a fundar o Political Economy Club em 1821 e o Royal Statistical Society em1834.

A sua mais famosa obra “Um Ensaio sobre o Princípio da População, da Maneira que esta Afeta a Melhoria Futura da Sociedade”, publicado em 1798, nasceu das conversas que mantinha com seu pai sobre as idéias de Godwin e Condorcet, o primeiro um poeta e filósofo político, chegou a ocupar o cargo de ministro, mas chocado com as enormes injustiças da sociedade de seu tempo, tornou-se umradical. Apontava como barreira ao progresso a propriedade privada, as desigualdades econômicas e políticas e a presença do Estado. Foi um dos primeiros teóricos do anarquismo. O segundo, foi grande defensor das idéias iniciais da Revolução Francesa e do sufrágio universal para homens e mulheres. A luta pelo poder, no seio da Revolução, termina por leva-lo à morte.
Essas conversas expressavamdiscordância com a relação às idéias de ambos. Pois para os autores mencionados, a causa dos males que afligem a humanidade está nas instituições, e para elimina-los seria preciso reformar ou substituir estas instituições. Para Malthus a causa de todos os males está na fertilidade humana. Para ele é este o problema que deve ser resolvido. A guerra, por exemplo, que para Condorcet é o maior e mais terríveldos crimes, para Malthus a guerra, assim como as pestes e as epidemias são mecanismos naturais capaz de impedir o excessivo crescimento da população e reequilibrar temporariamente a situação. Afirmava que a única forma de evitar essas catástrofes seria negar toda e qualquer assistência às populações pobres e aconselhar-lhes a abstinência sexual com a finalidade de diminuir a natalidade. Osassalariados deveriam ter consciência de que, com o número de trabalhadores crescendo acima da proporção do aumento da oferta de trabalho no mercado, o preço do trabalho tende a cair, ao mesmo tempo que o preço dos alimentos tenderá a elevar-se.
Esta tese de Malthus foi muito contestada, entre outros por Fourier e por Marx. O primeiro um dos principais representantes do socialismo utópico e o segundo,o mais eminente teórico do comunismo. Para Marx, Malthus ignorava a estrutura social da economia e as possibilidades criadas pela tecnologia agrícola.
Entretanto, a tese de Malthus foi bastante utilizada no terreno da evolução e das populações de insetos e outras espécies animais. Com algumas reciclagens sua tese foi à chave decisiva para a teoria da seleção natural de Darwin e Wallace.
Outrapolêmica célebre do período foi travada entre Ricardo e Malthus que defendia o protecionismo, a respeito da Lei de Say, segundo a qual a produção cria seu próprio consumo. Malthus argumentou que um aumento da poupança (visto como investimento) diminuiria o consumo e aumentaria a oferta de bens, através do aumento do investimento. Malthus ainda tentou demonstrar que o nível de atividade numa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tomas Malthus e Deficit Ambiental
  • analise economica
  • Análise Economica
  • Analise economica
  • A análise economica
  • Analise economica
  • Analise economica
  • Analise Economica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!