Contribuições de alguns teóricos clássicos da psicologia da educação, destacando as três principais teorias dos teóricos: freud, piaget, wallon, e vygotsky.

Páginas: 14 (3475 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
Esta pesquisa mostra um pouco da biografia e da contribuição de grandes teóricos que muito contribuíram para nossa sociedade e para a educação. A lista de teóricos clássicos que contribuíram com a educação é imensa.
Nesta pesquisa temos como objetivo mostrar um panorama das contribuições de alguns teóricos clássicos da psicologia da educação, destacando as três principais teorias dos teóricos:Freud, Piaget, Wallon, e Vygotsky.
Por meio de pesquisa bibliográfica entendemos que, Freud contribuiu com as fases do desenvolvimento, trabalhando o consciente e o inconsciente, desenvolveu o estudo da mente e dos nossos sonhos, lidou com o nosso psíquico. Já Piaget buscou entender o raciocínio infantil e as diferenças, distribuiu a inteligência em fases mostrando as habilidades, e capacidade decada um afinal somos diferentes. Ao contrário de Vygotsky que abordava a dialética e prospectiva do indivíduo e da sociedade, com teorias que tem como foco a inclusão e a exclusão social e educacional. Seu trabalho foi totalmente voltado às crianças com necessidades especiais. Wallon trabalha com conceitos para a compreensão da afetividade, o processo de aprendizagem, lida com emoções, sentimentose a interação do professor com o aluno no meio.
Os teóricos clássicos supracitados tinham como finalidade contribuir com a ciência e a educação.


Quem foi Freud e qual a sua importância para a educação?
Sigmund Freud foi um grande estudioso, desde criança empenhou-se nos estudos e ele mesmo reconhecia que era muito inteligente, consagrava os seus estudos como uma forma de não cair em umamediocridade no futuro, filho de uma família judia de poucos recursos. Estudou muito, pois sabia que só através da educação conseguiria chegar aos seus objetivos tanto socialmente como cultural.
Estudou Medicina pelo desejo de contribui com a humanidade, especializou-se em neurologia. Tratava de doenças nervosas como psicose, neurose, esquizofrenia e histeria, especialista em doenças mentais, usoumuito em seus tratamentos a hipnose. Problematizava a questão do excesso de moralidade são seus efeitos psicológicos humanos.
Podemos afirmar que, a teoria Freudiana problematizava não a moralidade, mas o excesso do recalque provocado pela própria moral. Freud falava sobre os desejos sexuais das crianças de serem sujeitas a desejos sexuais e esses desejos frequentemente eram os próprios paisdaí a teoria do complexo de Édipo: em que o filho deseja a mãe, e o complexo de Eletra: em que a menina tem inveja do pênis do menino. O teórico deixou um lugar de singular destaque para a sexualidade infantil, que em si não surgia na época da puberdade, ela já esta presente na infância como uma preparação adulta.
Sigmund buscou relacionar a sexualidade com a educação com o intuito de focalizar apsicanálise. O pensamento Freudiano se encontra vivo até hoje justamente porque ele teve a coragem de levar para dentro dos círculos intelectual de uma Europa mergulhada na era vitoriana a questão da sexualidade em todos os seus sentidos principalmente cogitar a influência que os instintos sexuais atuam em nossos problemas, angustias, sonhos e comportamento. Até na própria educação e moralidade ateoria psicanalítica buscou formular interpretações, problematizando assim o excesso de poder e repreensão que o processo educacional atua nos indivíduos levantando a hipótese de várias histerias que acontecem em nossas civilizações estão ligadas ao tempo em que a criança esta desenvolvendo um processo de aprendizagem e de interação social.
Freud foi considerado o pai da psicanálise, e fez oprimeiro aparelho psíquico, com as divisões do inconsciente, pré-consciente, e consciente e logo após chegou á conclusão de outro aparelho psíquico: (O id, o ego, e o superego), o id funciona como o inconsciente, o ego e o consciente e o superego funciona como uma censura, ligadas as leis morais.
O pai da psicanálise dividiu o nosso desenvolvimento em fases, o que ele chama de fases da sexualidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contribuições alguns teóricos clássicos da psicologia da educação.
  • Panorama da contribuição de teóricos pertinentes à educação: freud, piaget, wallon e vygotsky
  • Alguns teoricos (piaget,wallon,vigosty) e historia da psicologia
  • Estudando e compreendendo as emoções e as teorias de piaget, vygotsky e wallon e suas contribuições na psicologia da...
  • Contribuições à educação das teorias de vygotsky, piaget, wallon e ausubel
  • Contribuições à educação das teorias de vygotsky, piaget, wallon e ausubel
  • Teóricos clássicos da Psicologia da Educação
  • teóricos clássicos da psicologia da educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!