Contribuição na relação saúde trabalho

Páginas: 13 (3229 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2011
CEREST DIADEMA: CONTRIBUIÇÃO NA RELAÇÃO SAÚDE TRABALHO


Diante dos problemas sociais, da precariedade na saúde publica e da crescente população de trabalhadores que sofrem acidentes e adoecem em seu local de trabalho é de grande relevância a existência de uma política nacional de saúde do trabalhador eficaz, em sua pratica que vise à redução dos acidentes e doenças relacionadas aotrabalho, que promova ações e promoções de saúde para garantir qualidade de vida e bem estar.

Palavras-chave: problemas sociais, precariedade na saúde publica, adoecimento dos trabalhadores

Sumário

1. Introdução..................................................................

2. Objetivo........................................................................

3.Justificativa............................................................

4. Metodologia..........................................................

5. Discussão.............................................................

6. Considerações Finais.............................................

7. Referências..............................................Anexos............................................................................

1. Introdução

O CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) é uma instituição vinculada à coordenadoria de vigilância à saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Diadema. Eles oferecem um modelo de atenção integral à saúde do trabalhador por meio de ações de promoção, vigilância e assistência. Atuam em uma equipe multiprofissional com médicosocupacionais, assistente social, psicólogo, engenheiros do trabalho e uma fonoaudióloga que os coordena.
Para serem atendidos no CEREST, os trabalhadores podem ser empregados, autônomos, cooperados, desde que, residam ou morem no município de Diadema. Eles recebem casos de trabalhadores que sofreram algum acidente, adquiriram doença ocupacional ou sofreram algum tipo de violência a caminho ou no trabalho.Para atender a esses casos são realizados grupos semanais de orientação, qualidade de vida e artesanato, além de atendimento psicológico e médico.
O trabalho realizado no CEREST foi de observação junto aos funcionários em suas atividades, a fim de levantar informações das possíveis demandas da organização. Observamos o tipo de trabalho e relação que os funcionários estabeleciam com os trabalhadoresnos grupos de orientação e artesanato.
O grupo de orientação tem como objetivo constatar através de exames médicos e queixas do usuário, a relação da doença apresentada com o trabalho. A partir desta etapa é realizada uma triagem com um profissional da saúde (médico), que analisa toda a documentação apresentada, simultaneamente, com o relato do usuário da rotina realizada no local de trabalho.Os grupos também têm a função informativa dos direitos trabalhistas e previdenciários dos trabalhadores acidentados ou vítimas de doenças relacionadas ao trabalho.
Autores como Lacaz (1997, 200, 2005) Minayo (2005) ofereceram subsídios para reflexão e atuação nas questões referentes à Organização estagiada.
As observações realizadas trouxeram algumas questões sobre o tipo de serviço prestadopela CEREST e o atendimento dado aos trabalhadores que o procuram. A principal intervenção sugerida no que se refere a esclarecimentos sobre direitos trabalhistas e previdenciários, o atendimento poderá ter seu foco no esclarecimento destas questões a nível grupal. No que se refere às queixas relativas ao estado de saúde dos mesmos, estas deverão ser ouvidas de forma individual.

2. Objetivos
2.1primários
Entrar em contato com a prática realizada no Sistema Único de Saúde (SUS) excepcionalmente no Centro de Referência em Saúde do trabalhador do município de Diadema.
2.2. Secundários
Observar a atuação dos funcionários da organização estagiada no que diz respeito às propostas sobre qualidade de vida no trabalho e sua respectiva relação com as fundamentações teóricas de Lacaz e Minayo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A relação saude e trabalho
  • relação saude e trabalho
  • Caps: a contribuição do serviço social em relação a saúde mental
  • ESTRESSE NO TRABALHO: UMA RELAÇÃO COM A SAÚDE PSICOLÓGICA
  • A influência do trabalho na relação saúde-doença do trabalhador
  • A relação entre o trabalho, a saúde e as condições de vida: negatividade e positividade no trabalho das profissionais...
  • A contribuição social para a saúde e sua constitucionalidade
  • Nanotecnologia e sua contribuição para a área da saúde

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!