contribuição dos calculos financeiros.

Páginas: 10 (2277 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2013










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
APÊNDICES 12
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 12
ANEXOS 14
ANEXO A – Título do anexo 14
1 INTRODUÇÃO


A gestão empresarialpratica constantemente a arte de planejar, organizar, controlar e decidir os passos a serem seguidos pela empresa como um todo rumo ao alcance das metas. As Informações Contábeis e os Cálculos Financeiros são amplamente utilizados para dar suporte às decisões empresariais, sendo que cada informação e cálculo têm sua importância para guiar à melhor estratégia no momento, porém o responsável peladecisão deve possuir um perfil coerente para visualizar todas as informações disponíveis que influenciam na empresa de uma forma geral.


2 DESENVOLVIMENTO
2.1 As informações contábeis e os cálculos financeiros são amplamente utilizados para dar suporte às decisões empresariais. Informações da lucratividade perspectivas a médios e longos prazos, alternativas de investimentos e a utilizaçãoconstante de fluxo de caixa com valores corrigidos dão embasamento às decisões necessárias. Cada informação e cálculo têm sua importância na administração de uma empresa, porém o responsável pela decisão deve possuir um perfil compatível com a atividade para visualizar todos estes dados como um todo que influencia em todas as áreas da empresa.
A gestão financeira, amparada em técnicas de gestão,pratica constantemente a arte de planejar, organizar, controlar e decidir os passos a serem seguidos pela organização em direção ao alcance de seus objetivos. Inserida nesse contexto temos a contabilidade, vista como a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades organizacionais como fonte geradora de dados e informações úteis que subsidiam a gestão organizacional em seus processos de tomadade decisão.
Destacam-se as formalidades de escrituração, as demonstrações contábeis, a auditoria e a análise de balanços na contabilidade, que se prestam ao registro dos fatos praticados pela organização e à sistematização dos fatos em forma de demonstrações contábeis que refletem seu estado patrimonial, financeiro e de resultados.
Segundo Padoveze (2000, p. 36) a definição de contabilidade éum sistema de informação com objetivo de controle do patrimônio de uma entidade, ou seja, um dos objetivos da contabilidade é fornecer informações sobre as mutações que ocorrem no patrimônio das empresas. Muitos, no entanto, consideram e até confundem a ciência contábil como mero instrumento de informação.
Ao se procurar demonstrar os objetivos do sistema de informação contábil, podemosdescrevê-los como sendo os de prover informações monetárias e não monetárias destinadas às atividades e decisões dos níveis operacional, tático e estratégico da empresa, e também para os usuários externos a ela e constituir-se na peça fundamental do sistema de informação gerencial da empresa.
A atuação da contabilidade sobre o patrimônio das entidades possibilita respostas às necessidades informacionaisdos sócios ou acionistas das organizações, respondendo-lhes perguntas como: qual a taxa de lucratividade proporcionada ao investimento em ações ou quotas da sociedade? Será que a empresa continuará a oferecer, no médio e longo prazo, perspectivas de rentabilidade e segurança para seu investimento? Existe alguma alternativa mais adequada para seus investimentos?
Para os administradores, ointeresse nos dados contábeis atinge um grau de profundidade e análise, bem como de frequência, muito maior do que para os demais usuários. De fato, são eles os agentes responsáveis pelas tomadas de decisões dentro de cada organização a que pertencem. Note-se que as informações fornecidas pela contabilidade não se limitam, como julgam muitos, ao balanço patrimonial e à demonstração de resultados....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contribuição dos calculos financeiros
  • Contribuição dos calculos financeiros
  • Contribuição dos calculos financeiros e das informações contabeis para tomada de decisão
  • Contribuição dos calculos financeiros e das informações contabéns para a tomada de decisão no contexto...
  • Contribuição dos cálculos financeiros e das informações contábeis para a tomada de decisão no contexto...
  • Cálculo financeiro
  • Calculo financeiro
  • Cálculo Financeiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!