contribuição do serviço social ao cuidado do idos

Páginas: 57 (14247 palavras) Publicado: 1 de julho de 2014










































































FOLHA DE APROVAÇÃO























agradecimentos
A Deus pelo amor infinito e por ter mim proporcionado a chance de realizar este sonho.
Ao meu esposo Salu Brandão Mesquita Filho pela compreensão, dedicação nestecaminhada.
Aos meus pais Jonas Dias Aragão e Adelaide Soares Albuquerque pelas orações e incentivo de prosseguir na realização dos estudos.
A minha família (irmãos, irmãs, cunhados, cunhadas, sobrinhos, sobrinhas, sogro, sogra) pelo incentivo e apoio na realização desta graduação.
As minhas grandes amigas (Nora, Marcia Santos, Helena, Regina Lúcia, Verineida) pela dedicação e carinho e incentivo.As minhas amigas Airla e Naianne pelo incentivo e colaboração no aprendizado.
A minha querida professora Noraney pelo exemplo de profissional, pelos ensinamentos que nos transmitiu durante estes quatro anos.
As amigas é o amigo (Milton) por termos construído um grande vinculo de amizade e companheirismo.
A Profª orientadora Maria Angela Santini pelas orientações durante a realização do TCC.
AMaria José pela atenção durante a realização do TCC.
A equipe da UNOPAR (colégio Santana) pelo profissionalismo.
Ao NASF (Núcleo de Apoio á Saúde da Família) pelo os momentos de aprendizagem durante o período de estagio.
Aos Centros de Saúde da Família (CSF) (Vila União e Terrenos Novos) por ter mim acolhido nos estagio I, II e III.
As ACS (Agentes Comunitária de Saúde) do território VilaUnião (Laura, Keila e Auri) pela dedicação na realização do projeto de intervenção.
As famílias (cuidadores e idosos) por terem mim recebido com carinho em seus lares.





MESQUITA, Queila Maria Albuquerque Aragão. O SERVIÇO social e o cuidador de idoso: Contribuição para o apoio ao cuidado e ao cuidador na atenção integral á saúde do idoso. 2012. 50 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação em Serviço Social) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Sobral/CE, 2012.
RESUMO
O envelhecimento populacional é algo notório e que causa preocupação, tendo em vista a necessidade de cuidados especializados. Pensando nesta necessidade traçou-se como objetivo geral deste estudo: Compreender a relação entre o assistente social e o cuidadorpara a efetivação do envelhecimento saudável. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico e descritivo, para elaboração do texto dissertativo com base nos autores pesquisados compreendeu-se que o envelhecimento é identificado de forma diferente entre os idosos, onde alguns vão observar como algo penoso, enquanto que outros vivenciam as mudanças de forma natural. No entanto, neste processomuitos idosos ao longo desta caminhada acabarão necessitando da ajuda de cuidadores que prestaram ajuda na realização das suas atividades habituais. Assim, notou-se ao longo da literatura sobre o assunto que o assistente social deve apoiar o idoso, tomando o cuidador Estes cuidadores por estarem mais próximos ao idoso podem ser utilizados como recursos potencializadores da assistência social, ajudandoa implementar no interim do domicílio as ações necessárias para garantir a qualidade de vida dos idosos, tomando o cuidador como um agente de mudanças, na qual sua atuação é essencial para a garantia do envelhecimento saudável. O cuidador deve assim ser valorizado e instruído para tornar realidade o que o assistente social elaborou dentro do seu plano de atenção ao idoso.

Palavras-chaves:Idoso, cuidador e serviço social

MEQUITA, Quelia Maria Albuquerque Aragão. SOCIAL SERVICE AND THE ELDERLY CAREGIVER: Contribution to support the care and caregiver in full attention to the health of the elderly, 2012. 50 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (graduation em Social Service) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Sobral/CE, 2012....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A contribuição do serviço social
  • “Qual a contribuição da psicologia no serviço social”
  • Contribuição da psicologia para o serviço social
  • a contribuiçao do serviço social no homossexualismo
  • O planejamento e a sua contribuição para o serviço social
  • contribuição da filosofia para o serviço social
  • Câncer de próstata e a contribuição do serviço social
  • A contribuição de Max Weber para o Serviço Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!