contribuição de Paulo Freire para educação Brasileira

Páginas: 6 (1293 palavras) Publicado: 27 de maio de 2014
Contribuição de Paulo Freire para a educação brasileira.


Biografia:
Paulo Régis Neve Freire, educador pernambucano, nasceu em 19/09/1921 na cidade de recife, foi alfabetizado pela mãe que o ensina a escrever com pequenos galhos de árvore no quintal de casa. Com 10 anos de idade a família mudou para a cidade de Jaboatão.
Na adolescência começou a desenvolver um grande interesse pelalíngua portuguesa.com 22 anos de idade, Paulo Freire a estudar direito na faculdade de recife. Enquanto cursava a faculdade de Direito, casou-se com a professora primaria Elza Maia Costa Oliveira com a esposa teve cinco filhos e começou a lecionar no colégio Oswaldo Cruz em Recife.
No ano de 1947foi contratado para dirigir o departamento de educação e cultura do SESI, onde entra em contato com aalfabetização de jovens e adultos. Em 1958 participa de um congresso educacional na cidade do Rio de Janeiro. Neste congresso, apresenta um trabalho importante sobre educação e princípios de alfabetização. De acordo com suas ideias, a alfabetização de adultos deve ser deve estar diretamente relacionada ao cotidiano do trabalhador. Desta forma, o adulto deve conhecer sua realidade para poderinserir-se de forma critica e atuante na vida politica.
No começo de 1964, foi convidado pelo presidente João Goulart para coordenar o Programa Nacional de Alfabetização. Logo após o golpe militar, o método de alfabetização de Paulo Freire foi considerado uma ameaça á ordem, pelos militares. Viveu no exilio na Suíça, onde continuou produzindo conhecimento na área de educação. Sua principal obra, Pedagogiado Oprimido, foi lançada em 1969 nela Paulo Freire detalha seu método de alfabetização de adultos .Retornou ao Brasil no ano de 1979,após a lei da anistia.
No ano de 1964, foi convidado pelo presidente Joao Goulart para coordenar o programa Nacional de Alfabetização. Logo após o golpe militar, o método de alfabetização de Paulo freire foi considerado uma ameaça à ordem, pelos militares. Viveuno exilio no Chile e na suíça, onde continuou produzindo conhecimento na área de educação. Sua principal obra, pedagogia do oprimido, foi lançada em 1969. Nela, Paulo freire detalha seu método de alfabetização de adultos. Retornou ao Brasil no ano de 1979, após a lei da Anistia.
Durante a prefeitura de Luiza Erundina, em são Paulo, exerceu o cargo de secretario municipal da educação. Depoisdeste importante cargo, onde realizou um belo trabalho, começou a assessorar projetos culturais na América latina e África. Morreu na cidade de são Paulo, de infarto em 2/5/1997.
Este documento tem por objetivo transmitir uma pequena parte da vida e obra de um dos maiores educadores da atualidade. Paulo Freire deixou uma rica contribuição para a educação brasileira, assim sendo vamos nos ater aalgumas de sua s contribuição, no decorrer da leitura pode observa que uma da preocupação de Paulo Freire era o grande numero de analfabeto e junto com isso com esse problema vinham muitos desafios para ele, para amenizar isso ele começou uma a se dedicar inteiramente a educação. Sua pedagogia nasceu nos anos 50 visando à relação entre aluno e professor e a consciência critica. Com sua ampla visão napedagogia ele quis ampliar a educação não somente em socializar o homem mais também em liberta-los , mas para atingir seus objetivos aliou-se á vários grupos e na sua luta pela educação ganhou prestigio internacionalmente. Entre seus livros um doe mais famoso e pedagogia do oprimido.
“A violência dos opressores que os faz também desumanizados, não instaura outra vocação – a do ser menos.Como distorção do ser mais, o ser menos leva os oprimidos, cedo ou tarde, a lutar contra quem o fez menos.” (p. 16).
Desde antiguidade a educação era meramente passar informações, não havia nenhum interesse em desalienar os alunos entra ai à contribuição de Paulo Freire para a reflexão critica que foi de grande valia as mudanças na educação mudanças essas que mais tarde foi chamada de ‘"otimismo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A CONTRIBUIÇÃO DE KARL MARX E PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO
  • Educação para a autonomia: a contribuição de paulo freire em diálogo
  • contribuição de paulo freire
  • EDUCAÇÃO, PAULO FREIRE
  • A educação segundo paulo freire
  • O PENSAR EDUCAÇÃO EM PAULO FREIRE
  • educação. Paulo freire
  • Concepçõe de eja e contribuição de paulo freire

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!