CONTRAÇÃO MUSCULAR.COM

2502 palavras 11 páginas
IMPULSO NERVOSO

Bruna Vanderlei; Ednaldo Silva; Gimerson Miqueias; Juliana Oliveira; Kamila Araújo; Rita Costa.
Fisiologia: Gyl Maciel.
E-mail do responsável: ritacostap@hotmail.com

Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing (IBGM)
Curso de Enfermagem – 2º período, manhã, sala 28,turma B
Recife, PE.

Introdução

Um impulso nervoso consiste na transmissão de uma alteração elétrica ao longo da membrana do neurônio, a partir do ponto em que ele foi estimulado (sinapse). A direção normal do impulso no organismo é do corpo celular para o axônio. Esse impulso nervoso, ou potencial de ação, é uma alteração brusca e rápida da diferença de potencial transmembrana.

Metodologia

A pesquisa foi realizada através de sites, revistas e artigos eletrônicos.

Discussão

O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo e elaborar respostas que adaptem a essas condições. As células nervosas estabelecem conexões entre si de tal maneira que um neurônio pode transmitir a outros os estímulos recebidos do ambiente, gerando uma reação em cadeia.

Transmissão do impulso nervoso
A bomba de sódio (Na+) e potássio (K+): Seu funcionamento dar-se na proporção de que para Bomba cada três íons Na+ bombeados para o liquido extracelular, apenas dois íons de K+ são bombeados para o liquido intracelular, causando um déficit negativo no interior da célula e caracterizando assim um transporte ativo, pois os movimentos dos íons vão contra o gradiente de concentração, visto que há maior concentração de Na+ no meio extracelular e K+ no meio intracelular.
Vale ressaltar que a membrana da célula em repouso é praticamente impermeável ao Na+, porem é muito permeável ao K+, uma das causas dessa característica é a de que a membrana possui maior numero de canais de vazamento ao K+ do que ao Na+.
Uma agressão

Relacionados

  • Metodos de treino
    6294 palavras | 26 páginas
  • Recursos fisioterapeuticos
    6373 palavras | 26 páginas
  • auxiliando o cliente na melhora da auto estima
    15774 palavras | 64 páginas