Contratos de construçao

Páginas: 8 (1927 palavras) Publicado: 2 de junho de 2011
Contratos de Construção
(NCRF 19/ IAS 11)

Índice
Introdução…………………………………………… Pág.3
Objectivo da NCRF 19/IAS 11……………………... Pág. 4
Definições……………………………………………. Pág. 4
Custos Relevantes……………………………………. Pág. 5
Métodos de Reconhecimento de Gastos e Proveitos
de um Contrato de Construção………………………. Pág. 5/6
Diferenças NCRF 19 vs IAS 11……………………... Pág. 6/7
Anexo Teixeira Duarte, Ano2010…………………... Pág. 7/8/9
Análise Teixeira Duarte, S.A. ………………………. Pág. 10
Conclusão……………………………………………. Pág. 11
Bibliografia…………………………………………... Pág. 12

INTRODUÇÃO

De acordo com o programa previsto para a cadeira de Contabilidade Financeira Intermédia, foi-nos proposta a realização de um trabalho que consiste em escolhermos uma empresa cotada no PSI 20 e fazermos uma análise à empresa com as NCRF/IAS,para nos ajudar a compreender melhor as normas contabilísticas. Após o sorteio das mesmas, foi-nos atribuída a NCFR 19/IAS 11 – Contratos de Construção. Na escolha da empresa optámos pela Teixeira Duarte S.A., uma das maiores empresas de construção em Portugal e analisámos o Relatório e Contas Relativo ao Exercício de 2010.





NCRF 19/IAS 11 – Contratos de Construção

Objectivo

Oobjectivo desta Norma é o de prescrever o tratamento contabilístico de réditos e custos associados a contratos de construção. Por força da natureza da actividade subjacente aos contratos de construção, a data em que a actividade do contrato é iniciada e a data em que a actividade é concluída caem geralmente em períodos contabilísticos diferentes. Por isso, o assunto primordial na contabilização doscontratos de construção é a imputação do rédito do contrato e dos custos do contrato aos períodos contabilísticos em que o trabalho de construção seja executado. Esta Norma usa os critérios de reconhecimento estabelecidos na Estrutura Conceptual para determinar quando os réditos do contrato e os custos do contrato devam ser reconhecidos como réditos e gastos na demonstração dos resultados. Elatambém proporciona orientação prática na aplicação destes critérios.
A norma que define os contratos de construção fundamenta-se na IAS 11, e contempla os contratos especificamente negociados para a construção de um ou mais activos. (desde que esse conjunto de activos resultem de uma relação de concepção, tecnologia, função ou utilização, semelhante.
Termos importantes

Contrato de construção - éum contrato especificamente negociado para a construção de um activo (pontes, edifícios, barragens, estradas, etc.) ou de uma combinação de activos que estejam intimamente inter-relacionados ou interdependentes em termos da sua concepção, tecnologia e função ou do seu propósito ou uso final (construção de refinarias e de outras partes complexas de fábricas ou de equipamentos).
Estes contratosincluem a prestação de serviços que estejam directamente relacionados com a construção do activo, por exemplo, os relativos a serviços de gestores de projecto e arquitectos e contratos para a destruição ou restauração de activos e a restauração do ambiente após a demolição de activos.
Contrato de cost plus - é um contrato de construção em que a entidade contratada é reembolsada por custos permitidosou de outra forma definidos mais uma percentagem destes custos ou de uma remuneração fixada.
Contrato de preço fixado – é um contrato de construção em que a entidade contratada concorda com um preço fixado ou com uma taxa fixada por unidade de output que, nalguns casos, está sujeito a cláusulas de custos escalonados.

Que tipos de custos relevam como custos do contrato de construção?
Sãoimputados todos os custos com relação directa ao contrato, como por exemplo:
* Custo das matérias consumidas;
* Depreciações equipamentos utilizados;
* Mão-de-obra;
* Assistência técnica;
* Seguros
* Demais gastos gerais de construção.
Nota: a IAS 23 permite, em certas situações, que os custos dos empréstimos obtidos inerentes à construção de um activo possam ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • contrato para construção
  • Contrato de construção
  • Contratos de Construção
  • Contrato de construção
  • Contrato de Construção / Reforma
  • Contrato para construção civil
  • CONTRATO DE CONSTRUÇÃO POR EMPREITADA
  • Contratos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!