Contratação de serviços de conslutoria

595 palavras 3 páginas
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO
NORTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS ARAÇUAÍ

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Contratação de Serviços de Consultoria: Resumo

Gleiciane Ferreira Leite

Abril/2015
ARAÇUAÍ/MG

Contratação de Serviços de Consultoria
Consultoria empresarial é um processo interativo de um agente de mudanças externo à empresa, o qual assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais da referida empresa nas tomadas de decisões, não tento, no entanto o controle direto da situação.
O momento chave da contratação de uma consultoria é a interação entre a empresa- cliente e a empresa de consultoria ou o consultor autônomo.
Para identificar a necessidade de um serviço de consultoria baseia-se em duas situações, uma delas é a realidade atual da empresa e a outra é a situação futura pela empresa desejada. Essa identificação dos serviços que devem ser realizadas por consultores é válida para qualquer assunto de uma empresa.
As empresas mudam lentamente, portanto todo esse trabalho deve ser realizado de maneira gradativa e sustentado, o consultor normalmente trabalha com problemas e de irracionalidade, pois poucos executivos solicitam aconselhamentos quando tudo está ocorrendo de maneira racional.
O consultor deve procurar conhecer os aspectos invisíveis da empresa, tendo em vista o processo de transação indivíduo x empresa. A identificação desses aspectos é básica para o consultor efetuar o estudo da cultura organizacional.
O texto trabalhado aborda também a terceirização de serviços, embora os serviços terceirizados em sua grande maioria não podem ser considerados como serviços de consultoria empresarial, ainda existem algumas exceções que devem ser analisadas.
A empresa pode terceirizar atividades mais maduras e de menor diferencial tecnológico ou, principalmente, as que proporcionam menos valor agregado.
Esta situação enquadra-se a compra de serviços de

Relacionados