CONTRATAÇÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA NA VISÃO DE UMA EMPRESA DE MÉDIO PORTE

Páginas: 62 (15344 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
1. INTRODUÇÃO

O último censo realizado no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2000 apontou cerca de 24,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência (14,5% da população). Com base neste número surgiu a intenção da elaboração deste trabalho, abordaram-se autores como Kotler (2009), descrevendo a importância do marketing; Churchill (2007), relacionandomarketing com a sociedade e seus valores; Ashley (2006), destaca a importância da responsabilidade social na organização e Lima (1997), com normas gerais que asseguram o pleno exercício dos direitos individuais e sociais dos portadores de deficiência.
Afirma Kotler (2009), que marketing é a necessidade e desejos humanos. A necessidade humana é a privação de alguma satisfação básica como alimentaçãoe vestuário e os desejos são carências específicas, algo que o ser humano vê, deseja, mas não precisa. Segundo Churchill (2007), o marketing é dividido em vários ramos como marketing de serviço, marketing de produto, marketing de pessoa, marketing de lugar, marketing de causa e marketing de organização.
Neste trabalho destacam-se ainda o marketing de responsabilidade, marketing societal emarketing social, este último definido por Churchill (2007), onde o ambiente social de marketing é constituído de uma sociedade e seus valores, crenças e comportamento. Para Kotler (1998), o marketing social é uma estratégia de mudança de comportamento, combinado com os elementos das abordagens tradicionais da mudança social em esquema da integração de planejamento e ação, aproveitando os avanços datecnologia das comunicações e na capacidade do marketing.
O marketing societal proposto por Kotler (2009), é que as empresas desenvolvam condições sociais e éticas para com o lucro das empresas, a satisfação dos consumidores e o interesse do público de maneira a preservar ou ampliar o bem-estar dos consumidores e da sociedade.
O marketing de responsabilidade social é definido por Stanton (2001), damesma forma que o marketing ajuda uma organização a atingir seus objetivos, ele pode despertar e encorajar ações que vão de encontro ao interesse da sociedade, ou seja, uma empresa pode satisfazer seus consumidores totalmente e neste processo atingir lucros e em paralelo a esta satisfação e este lucro pode afetar a sociedade como um todo.
Ashley (2006), afirma que se torna cada vez maior aimportância de entendimento e estudo da responsabilidade social, devido às grandes transformações que vem ocorrendo na sociedade e no cenário empresarial. Já para Carrol apud Ashley (2006), as organizações terão de aprender a equacionar a necessidade de obter lucros, obedecer a leis e ter um comportamento ético envolvendo-se de forma filantrópica para com a comunidade.
Segundo Pastore (2000), para quehaja a contratação de portadores de deficiência são necessários alguns ajustes de acordo com a função a ser exercida avaliando os limites e as competências que a pessoa portadora de deficiência possui. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece três fatores que definem a deficiência: plano físico que resulta do impedimento físico entendido como a perda ou anomalia de estrutura e funçãopsicológica, fisiológica ou anatômica; o plano funcional, que resulta da inabilidade compreendida por restrição ou falta de habilidade, e pelo impedimento para desempenhar uma atividade dentro da escala considerada normal; e como o terceiro plano desta trilogia, o plano social, onde a incapacidade é apontada como uma desvantagem para um indivíduo gerando impedimentos e diferenças que possam dificultar odesempenho de um papel considerado normal para o mesmo, dependendo da idade, sexo e fatores sócio-econômicos.
Este estudo tem como objetivo proporcionar ao leitor maior compreensão das razões que levam a empresa Juresa Industrial de Ferro LTDA a contratar pessoas portadoras de deficiência, definindo ações de marketing social e/ou societal, ações de responsabilidade social e legislação. Nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A inclusão de pessoas portadoras de deficiência nas empresas
  • Pessoas Portadoras de Deficiencia Mental
  • A inclusão da pessoa portadora de deficiencia
  • A visão correta na contratação de pessoas!
  • O ACESSO AO TRÂNSITO PARA AS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA
  • Pessoa portadora de deficiencia é vista pela sociedade
  • Sintese politica pessoas portadoras de deficiencia
  • controle interno em empresas de medio porte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!