contraceptivos

Páginas: 6 (1381 palavras) Publicado: 17 de março de 2014


Métodos Contraceptivos
Há vários tipos de métodos contraceptivos, mas a escolha de qualquer um deles deve ser feita com o auxílio de um médico.
 
Todos os métodos contraceptivos devem ser utilizados corretamente para que tenha o efeito esperado Os métodos contraceptivos são utilizados por pessoas que têm vida sexual ativa e querem evitar uma gravidez. Além disso, eles também protegem dedoenças sexualmente transmissíveis (DST). Há vários tipos de métodos contraceptivos disponíveis no mercado, como a camisinha masculina, camisinha feminina, o DIU (dispositivo intrauterino), contracepção hormonal injetável, contracepção hormonal oral (pílulaanticoncepcional), implantes, espermicida, abstinência periódica, contracepção cirúrgica, contracepção de emergência, entre outros. Dentre tantos métodos disponíveis, torna-se necessário o auxílio de um médico para definir a escolha de qual método utilizar, pois ele levará em consideração a idade da pessoa, a frequência com que mantém as relações sexuais, necessidades reprodutivas,saúde, etc. É muito importante ter consciência de que qualquer método escolhido só funcionará se for utilizado de maneira correta. Dentre osmétodos contraceptivos há os que são reversíveis e os que são irreversíveis. Os métodos reversíveis, também chamados de temporários, são aqueles que ao deixarem de ser utilizados, permitirão uma gravidez. Os métodos irreversíveis, também conhecidos como definitivos, são aqueles que exigem uma intervenção cirúrgica, como vasectomia, para os homens; e laqueadura tubária, para as mulheres.Métodos Comportamentais
Esses métodos baseiam-se na observação das características do ciclo menstrual, com abstinência sexual durante alguns períodos. Apresentam baixa eficácia, alteram o comportamento do casal, dependem de motivação e aprendizado e não protegem contra doenças sexualmente transmissíveis/AIDS. 

Tabelinha 

A famosatabelinha é bastante utilizada, ainda hoje. Consiste no cálculo do provável dia da ovulação e na abstinência sexual por 7 dias, nessa época. Esse método, porém, só deve ser utilizado por mulheres que tenham os ciclos menstruais regulares e que ovulem sempre no 14º dia do ciclo. 

Temperatura Basal 

Baseia-se no fato de que após a ovulação ocorre um aumento da temperatura corporal, em0,3-0,8ºC, por três dias. Antes de iniciar o uso desse método, a mulher deve ter um período de alguns meses, no qual ela avaliará sua temperatura todos os dias e anotará em um gráfico, o que ajudará na determinação do padrão de elevação da temperatura. 

Muco cervical, Billings 

Com este método, a mulher tenta prever o período fértil por meio da análise do muco proveniente do colo uterino. Logodepois da menstruação, existe um período em que a vagina permanece muito ressecada, e o muco vai aumentando aos poucos e vai se tornando mais escorregadio e elástico (a mulher consegue fazer um "fio" com o muco, abrindo os dedos). Ele fica mais elástico na época da ovulação. Assim, o casal deve fazer abstinência desde o período em que existe pouco muco até três dias depois da data de maiorelasticidade. 

Ejaculação extravaginal (coito interrompido) 

Consiste na retirada do pênis da vagina, antes da ejaculação. Não é um método recomendado, pois leva a um ato sexual incompleto e a ansiedade no casal. O índice de falha é alto porque muitos homens não conseguem controlar o momento da ejaculação e, além disso, o líquido seminal eliminado antes da ejaculação também contém espermatozoides....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contraceptivos
  • Contraceptivos
  • Contraceptivos
  • contraceptivos
  • Contraceptivos
  • Metodos contraceptivos
  • métodos contraceptivos
  • Metodos contraceptivos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!