Contra Cultura

Páginas: 3 (640 palavras) Publicado: 19 de março de 2014
PIRADOS, EXPIRADOS, INSPIRADOS

Em paradoxo ao horror da guerra fria, a classe média americana vivia a euforia de um crescimento econômico e tecnológico sem precedentes. Em meio a esse cenárionasce o Movimento poético literário intitulado de Beat, formado por jovens norte-americanos inconformados com o sistema da época (segunda metade da década de 40 e nos 50). A insatisfação desses jovensera: o estilo americano de vida que privilegia o consumismo desenfreado; a multidão solitária absorvida pela ânsia de segurança sob o terrível clima de guerra fria; a tirania das massas, pela tendênciade formar rebanhos de cidadãos medíocres; a submissão generalizada; o conformismo e a necessidade de identificação com a imagem que a sociedade exige de cada um.

Em oposição a esse esquema dedominação e controle, criou-se uma figura solitária marginal, arredia a toda a engrenagem social oficialmente reconhecida. Com isso eles buscavam uma nova percepção da vida humana através do uso de drogas,das experiências psicanalíticas, do sexo e de filosofias orientais especialmente o budismo, registrando essas “viagens internas para dentro de si” em seus poemas, diários e livros. Rejeitavam o caminhointelectualismo e os valores burgueses, devotando-se a uma vida marcadamente sensorial e deixando-se arrastar por sua ludicidade e desprezo pelas satisfações de um rendimento regular, valorizandoassim a espontaneidade, a natureza e a expansão da percepção, que alcançariam através do Jazz, das religiões orientais e dos alucinógenos como a maconha e o LSD. E assim nasciam os desbravadores doscaminhos da experiência mental.

Derivados dos beatnicks, nos últimos anos da década de 60 surgiram os Hippies, que criará partidos políticos que darão poder a juventude e transformarão o mundo. Em1967, Abbie Hoffman e Jerry Rubin fundam o YIP (Youth International Party – Partido Internacional da Juventude), uma tentativa de abrir espaço mais institucionalizado que fosse capaz de canalizar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contra-Cultura
  • contra cultura
  • Contra cultura
  • Contra Cultura
  • Contra cultura
  • Contra cultura
  • Publicação cultura e contra cultura
  • Cultura e Contra cultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!