Contração Muscular

Páginas: 4 (927 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Contração Muscular
Introdução

O estímulo para a contração é geralmente um impulso nervoso que se propaga pela membrana das fibras musculares, atingindo o reticulo sarcoplasmático (um conjunto debolsas membranosas citoplasmáticas onde há cálcio armazenado), que libera íons de cálcio no citoplasma.Ao entrar em contato com as miofibrilas, o cálcio desbloqueia os sítios de ligação de actina,permitindo que se ligue a miosina iniciando a contração muscular.
A energia para a contração muscular é suprida por moléculas de ATP (produzidas durante a respiração celular). O ATP atua na ligação naligação de miosina à actina, o que se resulta na contração muscular.Mas a principal reserva de energia nas células musculares é a fosfocreatina, onde grupos de fosfatos, ricos em energia nas células,são transferidos para a fosfocreatina para o ADP, que se transforma em ATP.
Quando o trabalho muscular é intenso, as células musculares repõem seus estoque de ATP facilitando a respiração celular,utilizando glicogênio como combustível.

Existem 3 tipos de músculos:

Músculo Liso: suas células são fusiformes, pequenas, sem estrias e com núcleo único e central. Encontrados nas paredes dasvísceras ocas e dos vasos sanguíneos, na íris e no corpo ciliar do bulbo do olho e nos folículos pilosos. Sua contração é fraca, lenta e involuntária.
Músculo Cardíaco: células com ramificações,confluências e estrias transversais, unidas nos extremos por junções complexas (disco intercalares) e com núcleo único e central. Constitui o miocárdio. Sua contração é rítmica, forte, contínua e rápida, atuabombeando o sangue do coração, também é involuntária.
Músculo Esquelético: suas células são cilíndricas, grandes, longas, sem ramificações e com estrias transversais e núcleos múltiplos. Formam osmúsculos fixados ao esqueleto, às fáscias dos membros, da parede do tronco, da cabeça, e do pescoço. Sua contração é forte, rápida, intermitente; atua primariamente para produzir movimentos ou para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CONTRAÇÃO MUSCULAR
  • Contração muscular
  • contração muscular
  • Contração muscular
  • contraçao muscular
  • Contração muscular
  • contração muscular
  • Contração muscular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!