contração do musculo liso

Páginas: 2 (293 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
É gerado o potencial de ação o sódio entra na celula o potassio sai e abre se o canal de calcio o calcio entra em pequena quantidade, induz a saida de calcio doreticulo sarcoplasmatico o calcio sai em grande concentração se associa a calmodulina formando o complex calcio calmodulina que ativa a miosina quinase que fosforila a cadeialeve de miosina e ocorre a contração. Já para o relaxamento o calcio é bombeado para fora da celula e para dentro do RS pela bomba de sarque o complexo calciocalmodulina é desfeito e miosina fosfatase é ativada e a quinase desativada essa enzima que foi ativada promove e desfoforização da cadeia leve de miosina provocando seurelaxamento e o sodio sai da celula e o potassio entra na celula.
Lembrando que isso ocorre em um periodo de tempo muito curto em milisegundos e o mm liso é qualquer visceraque tem contração involuntaria, ou seja, é controlada pelo sistema nervoso autonomo, faz parte do sistema nervoso periferico e os nervos que o compoem são nervosparassimpaticos e simpaticos que podem ser aferentes e motores.
O principal Neurotransmissor liberado pelo nervo parassimpatico é a acetilcolina e a nt liberado pelo nervosimpatico é a noradrenalina.
Pessoas que tem Alzheimer tem um defit na produção de acetilcolina ou tem a atenuada função da enzima acetilcolinosterase que degrada aacetilcolina.
A pessoa que tem alzheimer apresenta perca de memoria redução da massa cerebral (atrofiamento) que pode ser causado pela clivagem incorreta da proteinatau, causando um aumento de proteina anormal no cerebro ou pelo acumulo de emaranhados de fibrilas que interropem a transmissao colinergica no sistema nervoso central.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CONTRAÇÃO E EXCITAÇÃO DO MÚSCULO LISO
  • Músculo Liso e sua Contração
  • musculo liso
  • Músculo liso
  • Musculo liso
  • Musculo liso
  • Musculo Liso
  • Músculo liso, músculo estriado e músculo cardíaco.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!