CONTOS DE FADAS

Páginas: 10 (2485 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE
FADAS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA



Diana dos Reis Costa*
Jailma Alves dos Santos*



“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” (Paulo Freire).



RESUMO: As constantes notícias sobre as mais variadas formas de conflitos experimentados pelas crianças e a suainabilidade em resolvê-los, inspirou esse trabalho. O texto apresenta o resultado de pesquisa bibliográfica realizada sobre como a literatura infantil influencia na formação emocional, psicológica, de caráter da criança, e como essas estórias podem ajudar a solucionar tais conflitos. A literatura infantil tem uma grande importância na evolução emocional e psicológica da criança, mas a forma superficiale/ou, muitas vezes, errônea como é trabalhada nas escolas, acaba por não deixá-la cumprir o seu papel principal: entreter a criança, despertar o seu gosto pela leitura, iniciá-la na vivência e solução de problemas comuns e inevitáveis a todo ser humano. O que aqui será exposto visa mostrar como a literatura, mesmo mantendo a sua função principal que é a de entreter e divertir, pode ser usada comocompreensão de si mesmo e do mundo ao redor da criança.

Palavras-chave: literatura infantil, imaginação, emoções.






* Estudantes de Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB- CAMPUS IV

INTRODUÇÃO

A literatura é um caminho para a criança desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Ao ver-se projetada na estória, bemcomo aos seus dilemas, a criança sente-se atraída, presa à narrativa, identificada com o que está lendo, o que a faz sensível àquilo, levando-a a fazer uma autoanálise e estabelecer comparativos entre os seus dilemas e os vividos pela personagem. Diante disso pode vir a questionar-se e colocar-se no lugar da outra, experimentando os resultados por ela vividos. É obrigação da escola, iniciar o alunono mundo das letras. Mas os textos literários não servem apenas para formar bons leitores e escritores. Os textos literários podem também contribuir, e muito, para a formação de um adulto mais equilibrado, menos conflituoso, mais simplificador do que ampliador dos problemas. Uma vez que educar para a vida também é função da escola, a literatura infantil é uma ferramenta muito útil na busca peloobjetivo de formar homens e mulheres mais conscientes do mundo à sua volta.

COMO SURGIU A LITERATURA

A palavra literatura vem do latim “litteris” que significa “letra”, que também quer dizer “escritos, cartas” e parece referir-se, primordialmente, à palavra escrita ou impressa. Em latim, literatura significa uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem e serelaciona com as artes da gramática, da retórica e da poética.

No final do século XVII foram escritos os primeiros livros destinados a crianças. No entanto, eles não podem ser ainda considerados literatura. Eles são escritos por professores e sua função consistia em ensinar valores, hábitos e ajudar a enfrentar a realidade social. Nessa época, a criança era considerada um adulto em miniatura,que participava da vida adulta, inclusive tomando contato com sua literatura. A partir do século XVIII, a criança é reconhecida como um ser diferente do adulto, com necessidades e características próprias, pelo que deveria distanciar-se da vida dos mais velhos e receber uma educação especial, que a preparasse para a vida adulta.

O aparecimento da Literatura Infantil decorre da ascensão dafamília burguesa, do novo "status" concedido à infância na sociedade e da reorganização da escola.
No final do século XIX a literatura infantil chegou ao Brasil. Carlos Jansen e Alberto Figueiredo Pimentel foram os primeiros brasileiros a se preocuparem com a literatura infantil no país, que teve seu início de fato em 1917, com Thales de Andrade. Apesar de tudo, a literatura infantil sofre alguns...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • contos de fadas
  • Contos de fadas
  • Conto de fada
  • Contos de Fadas
  • contos de fadas
  • Conto de Fada
  • O que é conto de fadas?
  • contos de fadas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!