Contos de fadas e psicanálise – o que está por trás dos contos de fadas

Páginas: 2 (371 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2011
Contos de fadas e psicanálise – o que está por trás dos contos de fadas - Proposta de Projeto
"O mundo do faz de conta lado a lado com a realidade"

Contos de fadas e sua relação com os meios decomunicação – o sucesso de sua disseminação pelos meios de comunicação, assim como a consequente forma com que o sistema midiático se apropria de elementos dos contos infantis para transmitir suasideologias e conquistar o consumidor.
A) RESUMO:
Os contos de fadas plastificam os sonhos de uma realidade ao mesmo tempo individual e coletiva que faz parte do cotidiano de praticamente todos,criados pelos adultos, que neles representam seus medos inconscientes. Surgiram como narrativas voltadas para o público infantil que, ao mesmo tempo em que divertem, expõem situações que possibilitam oaprendizado e desenvolvimento de personalidade. São histórias com significados profundos e longe do que se pode denominar inocente. Por serem bem mais realistas (sempre contrastando o bem e o mal) que ashistórias modernas para crianças, os contos de fadas mexem com o inconsciente infantil para lidar por meio de devaneios e fantasias, dos problemas psicológicos do crescimento, como decepçõesnarcisistas e rivalidades fraternas.
Assim como na mente da criança, nos contos de fadas, acontece a polarização; ou o personagem é do bem, ou do mal. Sendo a corrente do mal, sempre atraente e sedutora. Aproposta é mostrar como o mundo infantil e adulto se cruzam, e como os contos de fadas marcam o crescimento da criança criando laços de afetividade com o indivíduo na posteridade. Por meio dessarelação, identificar o que cria essa identificação humana ao mundo fabuloso que permite com que se propaguem cada vez mais, por cada vez mais meios de comunicação. Mais que isso, ainda, analisar como osistema midiático utiliza dessa paixão como forma de sedução aos transmitir suas ideologias e conquistar o público.

B) FORMAS DE ACESSO:
Contos populares e títulos publicados pela Companhia das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicanalise e conto de fadas
  • Psicanálise dos contos de fada
  • A Psicanálise dos contos de fadas
  • psicanalise dos contos de fadas
  • Resumo de "a psicanalise dos contos de fadas"
  • Psicanálise dos contos de fadas.
  • Psicanálise dos contos de fadas
  • A psicanalise dos contos de fada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!