Contos de aprendix

840 palavras 4 páginas
Análise do conto “Beira – Rio “
1- Síntese do Enredo
As chamadas terras da companhia eram lideradas pelo capitão Bonerges. Lá as bebidas alcoólicas eram proibidas e talvez por isso os trabalhadores fossem tão desanimados, não tinham o que lhes fizesse esquecer a realidade. Até que chegou por ali um negro que vendia bebida, claro que agia de forma escondida, porém nos trabalhadores logo se encontrou uma animação e disposição para o trabalho nunca visto. Bonerges desconfiando enviou dois homens para que rondassem o negro e o retirassem das terras com suas bebidas, no entanto eles voltaram alegando nada ter encontrado, mas seus bafos eram de bebida. Bonerges então chamou o capitão do destacamento policial. Eles chegaram e logo o negro afirmou ter licença do governo para ter aquele comércio ali, no entanto os homens destruíram a vendinha e todos os produtos obrigando o negro ir embora, esse foi, mais sem pressa, caminhando lentamente mesmo ao som dos tiros.

2- Perfil dos personagens
Negro - Simplício – Humilde vendedor de bebidas, que sofreu das repressões da Companhia local
Companhia – Organização que chefiava a cidade
Bonerges - líder da Companhia.
3- Metalinguagem
Através de recursos linguísticos como a metáfora, a antítese, o paralelismo, a repetição, a elipse e a ironia, a narrativa conduz a um clima de tensão e de indignação do narrador.
4- Ligação com autobiografia
Os traços mais característicos seriam o humor, o tom coloquial de confidência, de conversa, beirando ao prosaico e a um estilo levemente brejeiro. Tudo combinado a uma personalidade dramática, deslocada do sistema, gauche. Também podemos enxergar que ele retrata a luta de classes

5- Intertextualidade
Simplício representa a luta contra a opressão; os trabalhadores pobres e os americanos que dirigem a Companhia simbolizam a luta de classes.

6- Ideologia drummondiana
A visão drummondiana : aparência triste e cética em sobre uma essência de humor, bondade e uma bem vigiada ternura

Relacionados