contos contemporaneos brasileiros

Páginas: 9 (2058 palavras) Publicado: 21 de abril de 2014
Feliz Aniversário – Clarice Lispector
Enredo: Em Feliz aniversário, a infelicidade é a matéria secreta que perturba e lateja na felicidade de uma festinha de aniversário de D. Anita, uma senhora que completa oitenta e nove anos, e seus familiares reúnem-se para comemorar a data. Zilda, a filha com quem a aniversariante mora, organiza a casa para receber a família, prepara tudo com antecedênciapara que nenhum imprevisto aconteça. Pouco a pouco os convidados vão chegando; os filhos, as noras, os netos, quase todos ali fingem comemorar o aniversário. A família, vinda do subúrbio, mas também de Ipanema, chega aos poucos a Copacabana para a festa de D. Anita, a quase nonagenária. Cadeiras dispostas ao longo das paredes, uma mesa típica de festa de família, guardanapos coloridos, balões,groselhas e alusões ao “Happy Birthday”. O clímax da história se dá quando Dona Anita, insatisfeita com o caráter de seus filhos e netos, pronuncia inesperadamente uma frase de ofensa à família. Até o final da festa, permanece um clima falsidade e ansiedade. Quando chegada a hora de ir embora, os parentes sentem dificuldade de escolher a forma correta para se despedir um dos outros.
Narrador: 3°pessoa, onisciente.
Tempo: Cronológico
Espaço: Apartamento de Zilda, filha da aniversariante.
Personagens: Dona Anita (Protagonista), Zilda, a nora de Olaria, a nora de Ipanema, netos e bisnetos de Dona Anita, Cordélia (a nora mais nova) , José, Manoel, Rodrigo (o neto de 7 anos) e Dorothy.
Analise: Clarice visa atingir valores essenciais humanos e universais tais como a falsidade das relaçõeshumanas, o jogo das aparências, o esvaziamento do mundo familiar, as carências afetivas e as inseguranças delas decorrentes, a alienação, a condição da mulher, a coexistência dos contrastes, das ambigüidades, das contradições do ser; além disso, tem a fusão de prosa e poesia, com emprego de figuras de linguagem: metáforas, antíteses, paradoxos, símbolos e alegorias, aliterações e sinestesias;Clínica de repouso - Dante Trevisan
Enredo: Tudo começa quando Dona Candinha descobre que sua filha Maria traz um estranho para casa e que ele é o namorado dela. Daí em diante ocorrem várias discussões entre mãe e filha sobre o rapaz que ela dizia ser tio de sua amiga de infância, novo na cidade e desempregado. Dona Candinha começa a se deprimir, levando João, o rapaz, a ir embora da casa dela.Maria fica com raiva da mãe, chama-a de louca, manda um médico ir examiná-la. Depois ela é levada para um hospício e fica lá reclamando o tempo todo alegando não ser louca.
Narrador: observador (3ª pessoa)
Tempo: Cronológico
Espaço: Em uma casa e depois em um hospício.
Personagens: Dona Candinha – Principal da história.
-Maria – Filha de Dona Candinha.
-João – Namorado e depois esposo deMaria.

Os músculos – Ignácio de Loyola Brandão
Enredo: Certo dia, Danilo estava cuidando de sua plantação em casa quando percebeu que um tipo peculiar de arame estava crescendo em seu quintal. Após ter chamado o técnico preocupado com o seu quintal, este não soube responder a solução para o problema, mas aconselhou colher o arame devido à impossibilidade de retirar tal anomalia de seu jardim.Dessa forma, ele passou a recolher a produção, estocá-la, e distribuí-las para os moradores da cidade, fazendeiros e governo. No entanto, devido às complicações surgidas (processos abertos pelas casas vendedora de arame, impostos, atuação dos fiscais da prefeitura, baixa no preço mundial) a prefeitura proibiu a fabricação de arame. No entanto, como tal fato se configurava impossível na realidade, oarame passou a crescer indefinidamente, até chegar ao ponto de uma floresta com inseto prateados ao redor da casa. Danilo se aventurou pelo local e se fixou na região.
Narrador: Observador, 3ª pessoa.
Tempo: Cronológico.
Espaço: Casa de Danilo e vizinhanças.
Personagens: Danilo (Protagonista), sua esposa e o técnico.

Guardador – João Antônio
Enredo: História de um guardador de carros, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ANTOLOGIA DE CONTOS BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS
  • Fichamento: situação e formas do conto brasileiro contemporâneo – alfredo bosi
  • PROBLEMAS BRASILEIROS CONTEMPORANEOS
  • Grandes Internacionalistas Brasileiros Contemporâneos
  • o debate brasileiro contemporaneo
  • O Debate Brasileiro contemporâneo e a Tradição Marxista
  • Os cem melhores contos brasileiros do século
  • Os cem melhores contos brasileiros do século

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!