Conto e reconto na educação infantil

Páginas: 11 (2526 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2012
Conto e reconto na educação infantil
TÍTULO : Conto e Reconto na Educação Infantil



RESUMO

Desde os primórdios, a literatura infantil surge como uma forma literária menor, apenas expressando um ato de linguagemou representação simbólica de alguns fatos, os quais, nem sempre eram reais. Como se sabe, a literatura infantil contém em seu abrangente conteúdo vários tipos de textos representativos como é o caso das fábulas, o apólogo, a lenda, o conto maravilhoso, os contos de fadas e etc. Então, vista a necessidade de escolher diante de tanta oferta em literatura a mais criativa e eficaz na alfabetização,a indicada vem a ser os Contos e Recontos que influi positivamente no desenvolvimento da linguagem oral e possibilita a educação do indivíduo na perspectiva interacionista. E, em se tratando de crianças a melhor forma de trabalhar o discurso oral e seu desenvolvimento é através da literatura infantil. Esta que encanta, diverte e atrai o leitor para o livro.


Palavras-chave: Leitura, criança,desenvolvimento, linguagem.

ABSTRACT

Trata-se da versão do texto do resumo em língua vernácula para o idioma de divulgação
internacional (em inglês Abstract)

Key-words: Palavras em versão inglês.



1. INTRODUÇÃO

A leitura quanto a escrita, exercem grande importância na evolução da humanidade. Mas, saber decodificar letras em sons e codificar sons em letras, não ésinônimo de capacidade em utilizar a língua materna, pois essa capacidade de uso é equivalente à possibilidade de falar, escutar, escrever e ler em diferentes contextos de comunicação. Cabe a escola e principalmente ao educador, relacionar as práticas de uso da linguagem às praticas sociais. No início da vida escolar, já na Educação Infantil, é necessário o trabalho com textos que circulam socialmente,dando maior importância a Literatura Infantil. O contato da criança com materiais de leitura deve ser constante para que desperte o gosto por esse ato, tornando-se um hábito e não um momento esporádico.
A Literatura Infantil, utilizada de modo adequado, é um instrumento de suma importância na construção do conhecimento do educando, fazendo com que ele desperte para o mundo da leitura nãosó como um ato de aprendizagem significativa, mas também como uma atividade prazerosa.
É importante salientar que a criança constitui através da leitura, significados que podem melhorar sua qualidade de vida, propondo um resgate da auto-estima e do autoconhecimento, conscientizando-a de que todos são capazes de superar suas próprias dificuldades e limitações, levando-a a encontrarcaminhos que despertam a compreensão de si e do mundo e as novas descobertas que contribuirão para o seu conhecimento e crescimento pessoal e social. Os contos dão à criança a oportunidade de projetar sonhos e anseios por meio da fantasia, conduzem a sua autonomia e a crença na transformação de suas fraquezas em potenciais para vencer desafios, adotar novas posturas, pensar com criticidade e mudar suahistória.


2. DESENVOLVIMENTO

PROBLEMATIZAÇÃO:

A importância do Conto e Reconto no processo ensino aprendizagem na educação infantil.


JUSTIFICATIVA

A definição do tema desse projeto para ser desenvolvido se apoia no conhecimento que temos de que o trabalho com a literatura infantil pode contribuir significativamente para o desenvolvimento cognitivo das crianças, ajudando a formarleitores.
È de extrema importância se trabalhar a leitura através do conto e reconto, pois a leitura e a escrita são hoje um dos maiores desafios das escolas, visto que quando estimulada de forma criativa, possibilita a redescoberta do prazer de ler, a utilização da escrita em contextos sociais e a inserção da criança no mundo letrado. Pensando nesse contexto, o “Conto e Reconto”...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância dos contos na educação infantil
  • CONTOS DE FADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Educação infantil e conto de fadas
  • CONTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Contos de fadas na educação infantil
  • conto de fadas na educação infantil
  • Contos de fadas na educação infantil.
  • Conto de Fadas na Educação Infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!