CONTO DE FADAS

Páginas: 5 (1010 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
2. Os Contos de Fadas

Os Contos de Fadas teve sua origem a tempos atrás, sendo contos e recontados de geração em geração, se modificando conforme o tempo e a sociedade. No início, os contos não eram considerados de “fadas”, traziam enredos assustadores, eram mitos difundidos por diversos povos, e continham expressões de conflitos entre o homem e a natureza, era carregado de moral, ritos,anseios e orientações gerais da cultura que fora gerado, traziam preocupações da vida cotidiana como morte, fome, abandono e abuso sexual. Esses contos não foram escritos para crianças, segundo Sheldon Cashdan:

Originalmente concebidos como entretenimento para adultos, os contos de fadas eram contados em reuniões sociais, nas salas de fiar, nos campos e em outros ambientes onde os adultos sereuniam – não nas creches. (CASHDAN, 2000).

E continua exemplificando:

É por isso que muitos dos primeiros contos de fadas incluíam exibicionismo, estupro e voyeurismo. Em uma das versões de Chapeuzinho Vermelho, a heroína faz um strip-tease para o lobo, antes de pular na cama com ele. Numa das primeiras interpretações de A Bela Adormecida, o príncipe abusa da princesa em seu sono e depois parte,deixando-a grávida. E no conto A Princesa que não conseguia rir, a heroína é condenada a uma vida de solidão porque, inadvertidamente, viu determinadas partes do corpo de uma bruxa.

E a partir do século XVI, esses contos foram reunidos em coletâneas.
No século XVII, nascia as versões mais leves dos contos, pelas mãos do francês Charles Perraul. Que popularizou os contos através de vendedoresambulantes que levavam “livros baratos” que continham a simplificação dos contos, assim tornando público o acesso ás histórias. Porém, houve um grande desinteresse por parte dos adultos após a Revolução Francesa (1789 – 1790), e despertou a atenção de pesquisadores no início do século XIX, que transcreveram os contos determinando a identidade de cada povo. Passaram a ser conhecidos como “Contos daCarochinha”.
Os Irmãos Grimm e Hans Christian Andersen deram continuidade na linha literária, coletando as antigas narrativas populares, acrescentando características do povo alemão e criando “morais de história”. Publicando uma coletânea de 100 contos e denominando de “Contos de fadas para crianças e adultos”, entre 1812 e 1822. Suas histórias continham semelhanças de episódios e personagensdas de Perrault, evidenciando que os irmãos não fizeram adaptações das histórias originais e sim, dos contos “mais leves”.
Os contos que conhecemos hoje, são versões que foram se modificando, reinventando desfechos, episódios e morais, deixando seu conteúdo mais leve e tirando a ideologia daquelas narrativas antigas, mantendo a sua base e preservando os personagens, e em alguns casos, criandopersonagens novos. Essas narrativas, que leva nosso imaginário para um mundo de amor e fantasias, tem como base a preocupação com o impacto psicológico que pode ocorrer na criança a partir da influência, o que gera discussões sobre os conteúdos da indústria infantil e do que, realmente, é correto para influenciar as crianças.(tirar essa parte)
Esse breve relato sobre a origem dos contos de fadas nospermitiu entender que eles sempre estiveram presentes em nossa sociedade, mesmo que no começo não tenham sido elaborados para o publico infantil. Com o passar do tempo os contos foram sofrendo muitas modificações de autores diversos, mudando assim o cenário das historias ao longo dos séculos, permitindo que esses passassem a contribuir de maneira adequada para a educação dos pequenos, uma vez queos contos de fadas trazem em sua narrativa princípios que estão presentes nos cotidiano de todos nós. As historias infantis são encantadoras, elaboradas para que toquem de forma delicada e mágica o interior da alma infantil.
Para Bettelheim (1980) os contos de fadas, são melhores do que qualquer outro tipo de conto, já que tem o poder de ensinar as crianças a enfrentar seus medos, angustias e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • contos de fadas
  • Contos de fadas
  • Conto de fada
  • Contos de Fadas
  • contos de fadas
  • Conto de Fada
  • O que é conto de fadas?
  • contos de fadas

OUTROS TRABALHOS POPULARES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!